A Ecalc Software organizou o seminário “Vendas sem dor” em Campinas, interior de São Paulo.

Sucesso quando foi realizado no auditório do Senai Theobaldo de Nigris, o evento, realizado no Monreale Hotel, levou às gráficas do interior do estado uma nova visão sobre a mudança de cenário que o mercado vem sofrendo, bem como as dificuldades e oportunidades que se abrem para os setores de vendas, as tecnologias disponíveis para auxiliar gestores comerciais e profissionais de vendas a otimizar o contato e fidelizar clientes, aumentar o volume de serviços e faturamento em suas empresas.

A mudança da relação entre gráficas e clientes foi tema da palestra de Marcos Biaggio, chamada “Admirável mundo novo”, durante a qual o consultor, especializado em vendas, traçou um paralelo entre a evolução tecnológica e os novos desafios do mercado, principalmente, no que se referem às vendas. Para Biaggio, e relação entre perseverança, bom relacionamento e, também, controle sobre as ações de vendas são fundamentais para o sucesso da equipe comercial.

Tiago Costa e Valdir Filho, diretores da Ecalc, apresentaram a importância de se compilar, atualizar e gerir dados de clientes e de produção para se atingir as metas de vendas. Para isso, a automação do processo é fator fundamental, permitindo rápida inserção e atualização do banco de dados, compartilhamento de informações, analisar desempenho, estabelecer previsões, prospects, equalizar preços e custos, e, ao final, sedimentar o relacionamento com o cliente e angariar diferenciais para fechamento das vendas.

“É um processo que torna a experiência de venda/compra melhor, pois você constrói seu relacionamento com o cliente baseado em dados, e, consequentemente, planejamento”, afirma Tiago Costa.

Os executivos da Ecalc mostraram vários exemplos, ilustrados por tabelas e gráficos, que mostraram como, através de medidas práticas e pontuais, pode-se obter, em curto prazo, um aumento nas vendas e na lucratividade – utilizando como base a inteligência e automação no processo de controle e prospecção. Entre os aplicativos Ecalc demonstrados estiveram o eMining, eCube, ePlan, eClient e EasyCalc. Integrados, esses módulos permitem um gerenciamento completo, simples e transparente de todo o universo da gráfica – desde o setor de orçamentos, até o controle sobre atividade e desempenho de equipes de vendas.

Feedback

Gráficas de várias cidades do interior do estado prestigiaram o evento organizado pela Ecalc, destacando, entre outros aspectos, fatores como possibilidade de atualização e de troca de experiências que o seminário proporcionou.

“O evento trouxe um diferencial, sobretudo, por destacar a importância da área de vendas de uma gráfica”, afirmou Cláudia Menossi, diretora da Gráfica Maran de Hortolândia.

A mesma opinião é compartilhada por Tales Gasparetto, da Centrográfica de Itatiba. “O foco mais importante que o evento proporcionou foi nos fazer ver que é necessária uma reestruturação nas vendas e na visão que temos desse setor”, disse. “O evento também trouxe o que há de novidade sobre o tema,  o que, em si, é importante.”

“Um evento desta natureza nos mostra a necessidade de trabalharmos com clientes e vendedores, levando em consideração as inovações tecnológicas”, falou Celso de Freitas Gonçalves, da Millenium Artefatos de Campinas. “Muito do que foi apresentado acontece diariamente nas empresas, contudo, não enxergamos. E esse foi outro mérito deste evento; nos fazer parar e pensar sobre nossa realidade e no que pode ser melhorado.”

“Aprendi que resultados imediatos são difíceis, e que um bom processo de venda é de médio e longo prazo”, disse André Baron, da Gráfica e Editora Magister Baron de Campinas. “A realização de um evento assim no interior do estado é de grande importância porque, ao final, nos mostra como acertar em nossas escolhas.”

“O evento da Ecalc mostrou claramente as mudanças que ocorreram no segmento comercial e nos fez pensar e enxergar nos diferenciais que podemos oferecer para nosso negócio”, afirmou Felipe Gomes, da Real Gráfica de Bauru.

“O evento também serviu para difundir conhecimento e no geral foi muito proveitoso”, opinou Leo Amaral, diretor da Real Gráfica.

Já Romeu Luciano da Silva, da Dizart de Campinas, mostrou total apoio à iniciativa da Ecalc. “Todo o conteúdo nos faz pensar. Tira o empresário da acomodação e o faz pensar em fazer algo novo para sua empresa. Além disso, criou um espaço para troca de experiências e informações, o que é muito rico”, disse.