No dia 2 de julho, quinta-feira, Duartina será o 18º município beneficiado pelo Projeto Bibliotecas – Leitura para Todos, que tem como objetivo criar ou revitalizar espaços públicos de leitura em pequenos municípios paulistas.

A iniciativa é do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica – Regional São Paulo (Abigraf-SP). As seccionais das entidades – uma na região de Bauru e outra na de Ribeirão Preto – são responsáveis pela escolha dos dois municípios contemplados a cada ano.

Segundo Fabio Mortara, presidente do Sindigraf-SP, o Projeto, que existe desde 2005, "proporciona um espaço de convivência e aprendizado para a população e contribui para a difusão e o fortalecimento do hábito de leitura".

“As bibliotecas oferecidas valorizam a mídia impressa e contribuem para ampliar o acesso da população do interior paulista ao mundo dos livros. O acervo é bastante diversificado, com títulos de ótima qualidade e agrada a pessoas de todas as idades. É o tipo de projeto que deveria ser reproduzido por outras entidades sindicais”, comenta Ricardo Carrijo, vice-presidente da Seccional de Bauru da Abigraf-SP e do Sindigraf-SP.

A chegada do Projeto Bibliotecas a Duartina será motivo de festa, com apresentação da Orquestra Violinos Musicrescer e do Grupo de Capoeira Mandacaru. Também estarão presentes o prefeito da cidade, Enio Simão, e outras autoridades e representantes da indústria gráfica.

Simultaneamente, acontecerá em Bauru (SP) o lançamento da campanha Two Sides – maior movimento mundial de difusão da sustentabilidade da comunicação impressa, a partir das 14h30, na sede do Jornal da Cidade.