A segunda etapa da Trends of Print 2016, conferência promovida pela Afeigraf, foi um sucesso. Um grande público participou do evento na manhã do dia 23, no Senai Blumenau, em Santa Catarina; os empresários saíram satisfeitos com o conteúdo transmitido pelos especialistas em impressão.

Participaram do evento fornecedores e empresários de toda a Região Sul do país, reforçando a Trends of Print como uma iniciativa que leva informação relevante e de qualidade para todo o mercado brasileiro.

O evento contou com a participação de Fernando Mayer, presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas de Blumenau, destacando a importância de iniciativas como esta. Os patrocinadores da Trends of Print, Agfa e Canon, também estiveram em Blumenau para falar sobre as novidades e possibilidades oferecidas pelas empresas no Brasil.

Fabiano Peres, Supervisor de Revendas da Canon Brasil, foi o responsável pela apresentação da empresa, focando na alta tecnologia das soluções Canon e o quanto elas ajudam o profissional de impressão brasileiro. O presidente da Afeigraf e Gerente de Marketing da Agfa para a América Latina, Eduardo Sousa, destacou a estrutura da Agfa no país, como a fábrica em Suzano (SP) e o forte serviço prestado pela empresa no Brasil.

Em Blumenau, os participantes tiveram ainda a oportunidade de acompanhar o consultor Hamilton Terni Costa, diretor da NPES para a América Latina. O especialista apresentou o tópico "20 minutos de drupa", destacando suas principais observações sobre uma das melhores edições da maior feira da indústria gráfica do mundo, e tratando a indústria gráfica como uma indústria em transformação.

Tendências Mercadológicas

A parte de Tendências Mercadológicas ficou a cargo do diretor da APS Feiras e especialista no mercado de impressão Alexandre Keese, que apresentou um importante conteúdo para que o profissional de impressão entenda mais o panorama atual do mercado gráfico brasileiro e mundial, e assim possa direcionar melhor suas ações e investimentos, buscando melhoria de produção e rentabilidade.

Alexandre fez um comparativo com base nas pesquisas conduzidas dentro do mercado de impressão brasileiro e também pela drupa através do Drupa Trends Report dos últimos três anos (2014 a 2016). Keese apresentou um quadro do atual cenário gráfico brasileiro, assim como sua separação por regiões e segmentos.

Através dos números colhidos através das importantes pesquisas, diversos pontos relevantes foram constatados. Dentre eles, a confirmação de que a impressão offset está viva e segue desempenhando um papel fundamental dentro da indústria de impressão.

Também foi possível perceber que as empresas buscam agora o aumento da rentabilidade com margens menores, por conta do aumento do número de trabalhos de baixas tiragens, com forte uso das possibilidades dos dados variáveis para uma impressão customizada e mais personalizada. Foi destacado ainda o aumento do uso do web-to-print na impressão, assim como o crescimento do mercado de embalagens, especialmente no Brasil.

O empresário brasileiro está sempre atento às novas tecnologias, buscando a otimização de processos de forma lucrativa e sustentável. É possível perceber, dentro das pesquisas conduzidas, a vontade deste empresário revolucionar seu negócio. E este foi o sentimento constatado nas duas primeiras etapas do Trends of Print: profissionais interessados em inovadores conceitos, produtos e ideias para ampliar as suas possibilidades, abrindo novos horizontes e entrando em outros mercados.

Tendências Tecnológicas

Em seguida, o especialista Ricardo Minoru falou sobre o que há de novo na tecnologia gráfica para os próximos anos, com base no que acompanhou durante a drupa 2016, ocorrida em junho na Alemanha. Minorou começou fazendo uma linha do tempo das últimas drupas no que concerne a motes ou tendências e consolidação de tecnologias.

Dentre os motes ou tendências vistos na drupa 2016, estão a impressão digital com gamut estendido (até 7 tintas); impressoras digitais no formato B1; parcerias entre empresas de soluções "analógicas" e "digitais"; produção de embalagens e impressão funcional. De consolidação de tecnologias, foi possível ver a inkjet industrial, web-to-print e impressos multicanais.

Para Minoru, foi uma drupa empolgante e evolucionária, reforçando o sentimento dos profissionais presentes na feira de uma indústria forte e em transformação, com o fortalecimento de parcerias, investimentos em tecnologia, e produtos gráficos com maior valor agregado: personalizado, integrado com outros canais e enobrecidos no acabamento.

Os presentes na Trends of Print etapa Blumenau receberam uma grande aula sobre tecnologia na indústria de impressão. Diversos temas mereceram destaque, como o avanço dos toners seco e líquido, a comunicação multicanal, o gamut expandido, o rápido avanço da impressão de embalagens, além das tecnologias de pré-impressão, impressão inkjet de produção industrial, com uma relevante explanação técnica sobre o inkjet, tema de grande relevância visto dentro da drupa 2016.

Minoru finalizou destacando diversos aspectos da nanografia, apresentada por Benny Landa durante a feira e que promete ser um tema de grande atenção nos próximos anos dentro da indústria gráfica.

 

Próxima etapa no Rio de Janeiro

Após passar por Recife (PE) e Blumenau (SC), a Trends of Print 2016 vai agora para o Rio de Janeiro (RJ) no dia 30 de agosto no Novotel Rio de Janeiro Botafogo, na Praia de Botafogo, 330, Centro. Todas as informações e inscrições no site: www.trendsofprint.com.br.