O CEO da EFI, Guy Gecht, esteve no Brasil para um coquetel com profissionais da indústria de impressão e para ministrar a palestra "A influência da internet na indústria de impressão". Foi possível entender mais da visão de um expert do mercado sobre quais caminhos não só a EFI como o segmento de impressão vem tomando.

O encontro ocorreu na cidade de São Paulo e teve início com Ernande Ramos, diretor de vendas da EFI para a América Latina, destacando os resultados positivos da EFI na região em 2016, alcançando no terceiro trimestre os melhores desempenhos da história, e a espera por números ainda melhores no próximo ano.

“Estamos otimistas com a melhora da economia a partir do próximo ano. Fico animado cada vez que converso com nossos clientes, pois vejo um compromisso em buscar este crescimento e reverter o cenário atual. Nosso trabalho na EFI é identificar mercados promissores e investir em soluções que ajudem os clientes a impulsionarem seus negócios”, disse Ernande.

Guy Gecht, por sua vez, ressaltou durante sua palestra que a internet e suas possibilidades - vendas online, mobile, etc - não são fatores que ameaçam a impressão, e sim que a tornam mais forte, cabendo ao empresário de impressão entender o mercado e se aproveitar deste.

O CEO da EFI iniciou falando a um auditório lotado dos bons resultados da drupa, que contou com visitantes qualificados. O profissional destacou que há na indústria uma mudança do trabalho, com equipamentos cada vez mais automatizados por conta da alta tecnologia disponibilizada pelos players do segmento em suas soluções.

Este avanço da tecnologia traz a capacidade cada vez maior de impressos customizados, conta Guy, com a impressão de dados variáveis. Isto trouxe uma mudança na dinâmica da indústria, com o ressurgimento, por exemplo, das mala-diretas, mais customizadas e adaptadas a cada indivíduo, impulsionando a sua chance de consumo. O especialista destaca que esta impressão mais personalizada aumentou a reação dos indivíduos em buscar mais informações sobre o conteúdo do impresso na internet, graças a artifícios como QR codes.

Para o CEO da EFI, “As pessoas não querem comprar sempre o mesmo porque cada ser humano é único e deseja artigos diferenciados que atendam suas necessidades”. O executivo destacou a importância da criatividade nos negócios para aumentar a lucratividade. Isto trouxe a um aumento do uso da impressão digital em setores como impressão digital têxtil, sinalização, embalagens e rótulos, decoração de interiores, e muito mais.

Um exemplo é o surgimento de embalagens cada vez mais atrativas. As vendas online trazem um grande mercado neste sentido: ao invés do cliente final receber em sua casa uma caixa comum com sua encomenda feita através da compra online, ele pode receber uma embalagem customizada, colorida, diferenciada.

Desta forma, cabe ao profissional de impressão criar ferramentas para que seus clientes façam parte da revolução digital, explicou Guy Gecht. Com o digital como aliado, um novo mundo surge, com maior número de pedidos online, trabalhos cada vez mais exclusivos e sob demanda, gerando uma diminuição de estoque, tudo com uma gestão eficiente dos negócios.

A criatividade, como citou Gecht, segue como ponto fundamental nesta indústria. Guy conta que muitos clientes vêm criando aplicações com as soluções EFI que nem eles imaginavam que fossem possíveis, frisando assim a importância da imagem impressa.

Muitos destes exemplos podem ser encontrados na plataforma www.ImagingofThings.com da EFI, que conta com uma gama de projetos produzidos com equipamentos e produtos do portfólio da EFI em todo o mundo, oferecendo ao impressor uma ideia de como a impressão vem sendo reinventada ao redor do planeta.

O futuro da EFI e do mercado

Guy Gecht trouxe algo especial para o Brasil. Em primeira mão, o CEO mostrou ao público um vídeo exclusivo da performance da nova EFI Nozomi C18000, equipamento direcionado para mercado de papelão ondulado.

O especialista destacou expectativas de desenvolvimento em outros segmentos. “Não temos a intenção de começar a investir em um mercado completamente diferente. Nossa meta é seguir com foco nas áreas de atuação dentro do amplo portfólio da EFI”.

Entre as apostas, Guy mencionou o mercado de embalagens e etiquetas, atendidos pela linha Inkjet; o mercado têxtil que conta com equipamentos da EFI Reggiani; o desenvolvimento dos softwares da linha EFI Productivity Suite - com número cada vez maior em vendas de software para embalagem - e a grande aposta do mercado latino-americano, de papelão ondulado.

Na área de impressão digital têxtil, Guy Gecht frisou o enorme crescimento do segmento. A EFI Reggiani faz parte deste número, com o especialista citando o interesse cada vez maior pelo soft signage - a sinalização em tecido -, que traz benefícios em qualidade, armazenamento e envio, além da impressão em vestuário de forma mais customizada, auxiliada pelo software Optitex, recém-adquirido pela EFI e que transforma a indústria fast-fashion.

“Hoje contamos com o mais amplo portfólio de impressoras jato de tinta industrial. Na nossa lista de objetivos a serem alcançados está o desenvolvimento dos DFEs (Digital Front-Ends, direcionado para fluxos de trabalho de produção) e progredir no segmento de jato de tinta de alta velocidade”.

EFI Connect 2017

O CEO convidou todos os presentes para comparecerem na próxima edição do EFI Connect, que ocorre entre os dias 17 e 20 de janeiro de 2017. Com cerca de 150 sessões e mais de mil participantes, incluindo 100 jornalistas especializados de todos os continentes, o evento será realizado no hotel Wynn, em Las Vegas, para a exibição de soluções da EFI e de outros 10 parceiros, mostrando principais tendências e novidades do mercado.

Conversa com a imprensa

Em seguida, enquanto os clientes participaram de um jantar, o CEO atendeu a imprensa com exclusividade para uma sessão de perguntas e respostas. Na conversa, Guy falou sobre previsões para a indústria e o mercado brasileiro. “Na EFI, entendemos que o futuro será a impressão em uma quantidade cada vez maior de substratos. Sabemos que o Brasil passou por tempos difíceis, mas os brasileiros são criativos, por isso acredito que este é um dos mercados mais promissores nos próximos 10 anos”.

Ele finalizou ressaltando o papel da EFI em oferecer ferramentas que possibilitem que o empresário de impressão possa fazer cada vez mais, oferendo aplicações com maior valor agregado, com maior eficiência e lucratividade.