A Kodak, presença confirmada na ExpoPrint Latin America 2018, anunciou a expansão dos recursos para a linha de impressoras digitais coloridas Kodak Nexpress com a disponibilidade comercial do Nexpress Substrate Expansão Kit (Kit de Expansão para Nexpress), o qual permite ampliar a gama de mídias (papéis ou substratos sintéticos) que podem ser impressas nos equipamentos.

O Substrate Expansion Kit irá possibilitar, por exemplo, que se usem substratos cartonados com gramaturas de até 530 g/m2. Já para mídias sintéticas, será possível imprimir materiais com gramaturas de até 310 g/m2, abrindo novas oportunidades para as gráficas, que podem abarcar aplicações para embalagens sazonais, rótulos, etiquetas e pequenos cartões dobráveis, bem como produtos comerciais e publicitários diferenciados, como displays para PDV, sinalização de varejo, cartões de visita, peças de relacionamento, menus, sinalizações de avisos, entre outras.

As impressoras da linha Nexpress são líderes em produtividade devido aos seus recursos únicos de impressão e seu design modular – permitindo aos usuários atualizar seu equipamento para se tornar compatível com as tecnologias mais modernas disponíveis na plataforma Nexpress”, disse Leonard Christopher, gerente de produto para Nexpress e Soluções de Impressão Eletrofotográficas da Kodak.

“Com o lançamento do Substrate Expansion Kit, as gráficas continuarão a expandir a oferta de aplicações, possibilitando crescimento nos negócios e na base de clientes. A atualização torna possível às empresas moverem-se de trabalhos com gramaturas mais leves e substratos mais finos, para substratos mais espessos, aumentando a variedade de oferta para o cliente.”

Atualização

Para os clientes que desejarem a atualização, trata-se de um processo rápido e contínuo, levando cerca de dois dias, acompanhada por um dia todo de treinamento ministrado pela equipe técnica da Kodak, incluindo otimizações e práticas ligadas ao uso de vários tipos de substratos. Uma vez instalado, o Substrate Expansion Kit permite que os operadores realizem mudanças de configuração rapidamente para poder trabalhar com a gama completa de mídias sem necessidade de um técnico.

Philippe Colin, CEO da SharePrint, comentou: “Há treze anos, entramos no mundo da impressão digital com a Kodak Nexpress 2100. Foi uma estratégia crucial para nosso crescimento, bem como um complemento para nossa tecnologia offset UV. Em 2008, com otimizações, a Kodak lançou a Nexpress ZX3300, com suporte a maior comprimento de folhas, permitindo aos gráficos imprimirem encadernações em formato 4 páginas e duplex. Agora, também oferecemos a capacidade de trabalhar com gramaturas maiores e mídias mais espessas, incluindo mídias sintéticas. De fato, hoje, nós estamos imprimindo substratos sintéticos de espessura 0,3 a 0,4 mm em grande formato. E nós estamos produzindo cartonados de espessuras de 0,6 mm, ideais para aplicações de impressão de embalagens em curtas tiragens. Essa nova capacidade possibilita o aumento na gama de aplicações que podemos oferecer a nossos clientes.”

O investimento da Kodak na plataforma Nexpress no ano passado incluiu o lançamento das impressoras Nexpress ZX3300 / ZX3900, que incorporam novos recursos que permitem uma ampla gama de aplicações. Agora, os equipamentos passam a ser acompanhados pelo software de sistema atualizado v17, que oferece um conjunto robusto de novas ferramentas para controlar a qualidade da imagem e manter a produtividade para otimizar os custos e o tempo de produção. Além disso, a Nexpress Opaque White Dry Ink, a mais nova das soluções de aprimoramento de impressão, oferece opacidade superior em uma única passada, possibilitando ganho de produtividade e produção em baixas tiragens com alta qualidade para produtos como embalagem, sinalização, rótulos e convites.