A BOBST NOVACUT 106 ER, a corte-vinco com separação de recortes em linha fez sua estreia na ExpoPrint Latin America 2014, feira que ocorreu no mês de julho em São Paulo, e atraiu um grande número de visitantes com necessidade de automatizar seus processos de fabricação com cartão.

O interesse nesse novo membro na gama das NOVACUT foi coroado com a venda da máquina em exposição para o cliente argentino Guedikian Impresores S.A. logo no primeiro dia da feira. Além disso, durante a feira foi vendido um importante número de NOVACUT 106 ER destinadas, entre outros lugares, à Ásia.

Iniciou-se também uma grande quantidade de projetos promissores durante a feira, com vendas iminentes. Os visitantes do stand da BOBST também ficaram impressionados com uma nova linha dobradeira-coladeira EXPERTFOLD com aplicação de Braille, capaz de produzir até 115 mil caixas por hora.

Como a pressão sobre fabricantes de embalagens cresce a cada dia, exigindo mais eficiência, o feedback dos visitantes do stand na ExpoPrint 2014 foi de que os fabricantes de cartão estão cada vez mais interessados em opções para a separação automatizada de cartuchos em linha. Fazendo sua estréia na feira, a nova NOVACUT 106 ER representa uma maneira dos fabricantes de cartão terem acesso à separação automatizada de recortes em linha, sem os problemas de investimento e produção que geralmente se esperam deste processo.

Emilio Corti, Diretor de Vendas da área de Sheet-fed BOBST afirma, “Estamos especialmente felizes com a resposta dos visitantes à apresentação da NOVACUT 106 ER na Expoprint, que teve como resultado imediato a venda de várias máquinas durante o evento e o início de muitos projetos que gerarão vendas desta máquina para clientes da Ásia, Europa e América. É claramente a máquina adequada para o mercado atual, entre outras razões devido à economia substancial que ela pode gerar para os fabricantes de embalagens. Ao entregar pilhas de cartuchos perfeitamente separadas sem a necessidade de trabalho manual, ela atende completamente as necessidades de nossos clientes, que buscam processos totalmente automatizados e integrados. Além disso, melhora a desempenho dos processos posteriores, já que estas pilhas trabalham nas dobradeiras-coladeiras com maior produtividade.”

Eficiência ao vivo

Na ExpoPrint 2014, a NOVACUT 106 ER demonstrou a separação de cartuchos de corte duplo e simples na sua velocidade máxima, de 7.000 folhas/hora, embora a máquina também permita rodar no modo convencional, sem separação, usando as ferramentas existentes.

Essa flexibilidade vem como facilidade adicional, no módulo de recepção da máquina, que pode ser convertido de separação de corte simples/duplo para recepção de folha inteira, em questão de segundos. A NOVACUT consegue processar uma ampla gama de substratos, desde papel e cartão, até produtos sintéticos e corrugados.

O sistema de ferramentas de separação de recortes BOBST Angle Lock permite realizar trabalhos de separação de recortes que, até recentemente, não se mostravam econômicos – independentemente do lugar do mundo em que operam – porque as ferramentas Angle Lock podem ser fornecidas diretamente pela BOBST ou feitas na planta do cliente, usando componentes padrões.

Referindo-se a isso, Emilio Corti comenta: “Ao fornecer aos clientes tecnologia em ferramentas de primeira classe, que melhoram a desempenho da nova NOVACUT, estamos apoiando mercados em que o acesso a ferramentas de boa qualidade é difícil, se não impossível.”

Philippe Milliet, Diretor da Unidade de Negócios Sheet-fed na BOBST, disse: “Nossa estratégia é ajudar os fabricantes de cartão de todo o mundo a fornecer embalagens de baixo custo, assim, em cada segmento de mercado, oferecemos equipamentos inovadores que atendam seus requisitos de produção, qualidade e orçamento. Essa NOVACUT completa a nossa gama de máquinas de corte-vinco para o mercado mundial. Além desta tecnologia de ponta, também oferece acesso às nossas soluções em ferramentas, o que significa que será a melhor solução do mercado.”

Para ajudar os usuários a superar qualquer preocupação sobre o processo de separação em linha, a Bobst oferece ao cliente um suporte incomparável em toda a parte do mundo. Cada centro oferece: assessoria de especialistas na pré e pós-venda, treinamento, suporte técnico, serviços remotos, acesso aos técnicos de serviço de campo e também fornecimento de peças de reposição.

Características adicionais da NOVACUT 106 ER:

• Tamanho real IIIB - tamanho da folha - 1060mm x 760mm;

• Troca rápida dos quadros superiores no módulo de separação de recortes e ejeção;

• Travamento / Destravamento automático de ferramentas;

• Ajuste de pressão automática;

• Produção sem interrupção (non-stop).

Sr. Guillermo Guedikian, Diretor executivo da Guedikian Impresores S.A., afirma, “Assim que vimos a NOVACUT 106 ER, pudemos ver o potencial para acabar com a separação de recortes manual e, simultaneamente, melhorar a qualidade do produto. Nossos clientes estão cada vez mais usando máquinas automáticas de embalagem, e eles precisam da consistência de cartões que só a nova NOVACUT 106 ER oferece.

BOBST EXPERTFOLD

Em exposição na ExpoPrint 2014 esteve também a linha BOBST EXPERTFOLD, com a unidade de aplicação de Braille de última geração, o ACCUBRAILLE GT e o empacotador automático CARTONPACK GT.

Processando cartuchos que foram automaticamente separados na NOVACUT 106 ER, esta configuração, especialmente adequada para a fabricação de embalagens farmacêuticas, permite produzir caixas dobradas, coladas e com aplicação de Braille à velocidade de até 115 mil unidades por hora.

O ACCUBRAILLE GT não só garante a consistência dos pontos Braille aplicados ao longo da execução, como também reduz os custos das ferramentas, porque uma ferramenta AccuBraille substitui várias matrizes de Braille utilizadas no processo de corte e vinco. Outra vantagem é que, não sendo necessária a aplicação do Braille na máquina de corte-vinco, os tempos de preparação no processo são reduzidos, aumentando a eficiência da fábrica em termos globais.