A Two Sides Brasil, que desde abril traz para o país a maior campanha mundial em favor do papel e da comunicação impressa, prepara novidades. Na segunda reunião do Comitê Diretivo, que aconteceu em 4 de agosto, em São Paulo, o ponto alto foi a apresentação da pesquisa que será realizada pelo Datafolha em 160 municípios, a fim de apurar as preferências do brasileiro nos seus hábitos de leitura e sua percepção em relação à comunicação impressa.

Também foram apresentados os anúncios já adaptados para o público brasileiro e que se baseiam em reafirmar a sustentabilidade do impresso e dos benefícios e prazeres trazidos por jornais, revistas, livros ou uma simples carta, além de desfazer mitos que denigrem o uso do papel e da impressão.

Um dos próximos passos será a produção de anúncios para veículos eletrônicos que desejem aderir à campanha. De maneira inédita, a Two Sides Brasil tem sido convidada ainda a participar com estande próprio em diferentes eventos.

Foi o que ocorreu em julho, na ExpoPrint Latin America, a terceira maior feira mundial de máquinas e equipamentos gráficos, e que acontecerá novamente agora na Bienal do Livro, que começa no próximo dia 22 de agosto, em São Paulo. No estande, além da distribuição de material informativo, há a exibição de um pequeno filme que desfaz mitos sobre a cadeia da impressão – do plantio de florestas para extração de celulose à reciclagem dos vários tipos de papel e papelão.

A próxima reunião do Conselho Diretivo, coordenado pelo presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Estado de São Paulo (Sindigraf-SP), Fabio Arruda Mortara, ocorrerá no início de novembro e esperam-se adesões igualmente relevantes como a do último encontro, que reuniu, dentre outros, Caco de Paula do Planeta Sustentável da editora Abril,  Fernando Costa, diretor da Editora Abril e da Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner); Rodrigo Schoenacher, diretor da Infoglobo e da Associação Nacional de Jornais (ANJ); Alexandre Martins Fontes, diretor do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel); o presidente Cláudio Baronni e o diretor técnico Manoel Manteigas de Oliveira, da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG), Sílvia Maiolino, da comunicação corporativa da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá); Flávio Ignácio, diretor da Sappi Trading do Brasil; Nilson Cardoso, diretor da International Paper; Renato Tyszler, diretor da Suzano Papel e Celulose, o diretor executivo da Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), Dárcio Berni e Hide Silva, gerente de marketing da Arjowiggins. Também estiveram presentes o gerente geral da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), Wagner Silva e o gerente geral da Associação Brasileira de Rotativas Offset (Abro), Tílson Castelucci.