A EVC Graf, empresa brasileira de insumos e soluções gráficas, lança no mercado o Clickar, software de realidade aumentada que chega para transformar a leitura de impressos em uma experiência digital interativa.

Com a tecnologia Clickar é possível fazer de uma imagem a porta de entrada para conteúdos virtuais, sendo preciso apenas um smartphone ou tablet. "Por meio de um aplicativo, o Clickar adiciona conteúdo interativo no impresso ou imagem em tempo real", diz Pierre Bossolan, gerente de projetos da EVC Graf. "O software surpreende e prende a atenção do usuário, o que contribui para trazer mais visibilidade para marcas e produtos", completa.

O Clickar chega ao Brasil por meio da parceria da EVC Graf com a empresa espanhola que recebe o mesmo nome do software. Por lá, a experiência com realidade aumentada do Clickar já foi utilizada para diversos segmentos, como a festa Tomatina, tradicional evento da comunidade valenciana. Em todos os materiais de divulgação da festa, a tecnologia Clickar foi aplicada. A Universidade de Córdoba também usa o Clickar em seus cartazes, com destaque para o evento "tu pintas mucho", um famoso concurso de pintura da entidade.

Gestão do conteúdo - Todos os recurso virtuais aplicados nos impressos com tecnologia Clickar são editados por meio de um programa exclusivo. "Uma vez publicado, o projeto fica disponível por um ano sem limite de visualização, podendo se renovado posteriormente", explica Pierre. Ainda de acordo com o gerente de projetos da EVC Graf, o programa inclui relatórios de acesso ao conteúdo interativo e cada impresso.

Os projetos desenvolvidos com o Clickar podem incluir vídeos, link direto para sites, redes sociais, etc. O software também permite projeções em 3D e adição de contatos de forma automática na agenda do usuário.

O aplicativo Clickar para visualizar impressos com realidade aumentada já está disponível para download gratuito na App Store e na Play Store. Já as licenças de software Clickar para a gestão de conteúdos estão sendo comercializadas no Brasil exclusivamente pela EVC Graf. Para conhecer as possibilidades de aplicação para o seu negócio, envie um e-mail para brasil@clickarapp.com.