A crescente demanda por ferramentas de produção ainda mais sofisticadas inspirou a Esko a desenvolver o i-cut Production Console. O sistema operacional front-end recentemente desenvolvido será a plataforma comum para todos os sistemas de acabamento digital Kongsberg.

Combina o conjunto de recursos do XL-Guide criados para aplicativos de embalagens com o i-cut Vision Pro, o padrão front-end da indústria para corte e produções com tiragens pequenas. Projetado para todas as operações em todas as mesas Kongsberg, o i-cut Production Console forma uma base sólida para quaisquer desenvolvimentos futuros.

O i-cut Production Console (iPC) aciona todas as funções das mesas Kongsberg, como controle de câmera, configuração de máquina, reconhecimento de ferramenta, e ajuste de calibragem e ferramentas. “Esses recursos testados e aprovados são os favoritos da indústria e agora estão incorporados em um sistema operacional bem mais intuitivo para os usuários”, explica Tom Naess, Product Manager CAM da Esko.

“Queremos ajudar os clientes a simplificar seus métodos para que possam maximizar suas capacidades. Para tornar o uso mais fácil é preciso diminuir o nível de complexidade das tarefas. Uma boa parte do desempenho está oculta no extraordinário design de software, criado desde o início sob consulta a especialistas em interface de usuário para montar um sistema eficiente. O iPC assiste instintivamente o operador da máquina e exibe cores com um significado, que volta o foco para a área certa na hora certa. Vai mudar a forma como os operadores fazem o acabamento de um trabalho e permitir que obtenham um resultado ainda melhor de suas máquinas: eles vão experimentar maior rapidez, ao mesmo tempo melhorando a qualidade do produto. Isto tudo reduz o tempo e aumenta a eficiência – com menos treinamento ou intervenção no serviço.”, completa.

Garantindo um sistema operacional mais estável

O i-cut Production Console é genialmente projetado para orientar e assistir o operador, além de incorporar uma série de recursos lógicos e amigáveis: desde a interface gráfica baseada em ícones com alertas codificados em cores e atualizações até a capacidade de acompanhar remotamente o andamento da produção. “Com isto o operador pode executar outras tarefas enquanto supervisiona a produção em uma mesa Kongsberg”, explica Naess. “Com funcionalidade clara no visor e ícones fáceis de entender, cada etapa da operação pode ser identificada prontamente para propiciar um processo contínuo.

O software legado do i-cut Vision Pro junto com o XL-Guide da Esko, que funcionava nas gerações anteriores das mesas Kongsberg, criou uma base firme para o iPC manter a promessa de Maior Flexibilidade da Esko – uma interface de usuário comum a todas as mesas e aplicativos, permitindo que os usuários entendam com facilidade como expandir os recursos de sua máquina nas diferentes áreas de negócios. “É uma plataforma projetada para ajudar os operadores a executar o trabalho mais rápido, com maior facilidade e mais opções”, explica Naess. “Por exemplo, eles podem dar pausa em uma produção, concluir um trabalho urgente ou um protótipo rápido e voltar ao primeiro lote de trabalho. O resultado é capacidade e aproveitamento do tempo maximizados com maior eficiência.”

Versatilidade estendida

“Como os usuários da Kongsberg trabalham com uma variedade maior de ferramentas de produção, querem estar preparados para qualquer tarefa e para ser mais eficientes, estejam eles produzindo embalagens ou aplicações de formatos maior”, conclui Naess. “O desenvolvimento do i-cut Production Console também se baseia em entradas extensas e testes de nossos usuários que contribuíram para a definição das especificações do sistema. Sua experiência foi muito valiosa para identificar recursos específicos de usuário, que proporcionam uso fácil para um próximo nível. O iPC vai acrescentar ainda mais à já alta popularidade de nossas mesas e ajudar os clientes a tornar-se mais produtivos do que eram antes."

O i-cut Production Console já está disponível no mundo inteiro por todos os canais de venda e distribuição da Esko para mesas Kongsberg das séries XN e V. A partir de 2015, estarão disponíveis para mais modelos Kongsberg, incluindo upgrades para quem já for cliente.