Dos muitos legados de inovação da Apple, um dos menos comentados é a ampliação do uso de adesivos como solução para fixação não apenas de peças internas, mas do próprio ‘corpo’ de computadores e smartphones. Uma ideia que, como outras vindas dessa revolucionária, tem potencial para se ampliar e gerar frutos nas mais diversas áreas.

“Para muitos, o foco no design foi o verdadeiro segredo para tornar a Apple a marca mais valiosa do mundo. Essa atenção aos detalhes, à perfeita experiência de seus consumidores, aliada ao perfeccionismo e inconformismo de seus líderes, como Steve Jobs, levaram a empresa a desafiar as respostas prontas, procurando novas matérias primas e processos diferentes”, explica Alexandre Segundo, diretor comercial da ADECOL, maior fabricante nacional de adesivos industriais. Na busca por tornar seus iPhones, iPods, iPads e computadores perfeitos, sem ranhuras, parafusos ou outros objetos de junção aparentes, por exemplo, a Apple achou nos adesivos de última geração sua melhor resposta.

Novas colas que reagem a altas temperaturas, perdendo seu poder de aderência quando superaquecidas, se tornaram a escolha ideal. Além de atender a necessidade de abrir e fechar estas unidades para possíveis reparos, elas são leves, extremamente robustas e de fácil aplicação. Assim, permitiram à Apple colocar no mercado produtos com um padrão estético minimalista inédito até então.

Mas este foi apenas o início de uma trajetória cujo final estamos longe de conhecer. A confiabilidade e características técnicas dos adesivos de última geração ampliaram de forma exponencial as fronteiras criativas para os designers, engenheiros e visionários contemporâneos. Um verdadeiro convite à inovação. Ao unir peças dos mais variados materiais com total segurança, além de possibilitar sua desativação e reativação, as colas criam um novo repertório de possibilidades, que engloba e vai muito além do estético.

No segmento automobilístico, por exemplo, além de fixar vidros, borrachas e carpetes, os adesivos hoje são usados como substitutos de soldas e parafusos tanto na montagem da carroceria quanto em partes do motor. Desta forma, além de contribuir para o design e acabamento, tornam os veículos mais leves, reduzindo o consumo de combustível, e também mais seguros.

As inovações geradas pelo uso pouco convencional da cola permite ainda reduzir o impacto ambiental e trazer economia de recursos. No setor de embalagens industriais, a substituição de fitas, no fechamento de caixas, e de filme stretch, no acabamento de paletes, por adesivos elimina os resíduos plásticos e pode reduzir o custo em até 90%.

“Esta tendência, que acredito que irá crescer muito nos próximos anos, é potencializada pela abertura da indústria química para formular soluções personalizadas, específicas para cada tipo de utilização. Se hoje produzimos adesivos sob medida é porque já não temos barreiras que nos impeçam de desenvolver soluções adequadas a todo tipo de produto ou segmento. Engenheiros, designers e visionários em geral, soltem sua imaginação”, conclui Alexandre.