O Ghent Workgroup (GWG) anuncia que o fluxo de trabalho do Apogee Prepress da Agfa foi aprovado com êxito na certificação de preflight em PDF mais recente do GWG, ao oferecer o mais alto nível de recursos de preflight para processamento confiável em PDF.

A certificação obtida pela Agfa inclui o software de preflight já certificado Enfocus PitStop integrado ao Apogee, além do mecanismo de preflight próprio da Agfa, o que garante aos usuários do Apogee a certeza de que seu fluxo de trabalho testará os arquivos em PDF de entrada com o maior rigor possível, independentemente da opção que escolham.

A identificação de possíveis problemas de impressão ou erros no processamento de arquivos economiza tempo e materiais, permitindo aos produtores gráficos trabalhar de forma mais produtiva e identificar falhas recorrentes no trabalho gráfico fornecido, para que possam melhorar os fluxos de trabalho, de criatividade e de produção.

Erik Peeters, gerente de marketing de soluções de fluxo de trabalho da Agfa Graphics, comentou sobre a obtenção da certificação do GWG: “Diariamente, os sistemas de fluxo de trabalho do Apogee em todo o mundo processam mais de um milhão de páginas em PDF. É fundamental garantir que possíveis problemas sejam detectados na fase inicial do processo; por isso, o preflight sempre foi um componente principal das nossas soluções de fluxo de trabalho. Ao utilizar perfis de preflight baseados nas especificações GWG2015, nossos usuários podem contar com um conjunto de verificações confiável e comprovado que garante que a impressão final atenda aos seus requisitos de qualidade”.

David Zwang, presidente do Ghent Workgroup, destaca: "Como fornecedora de fluxos de trabalho reconhecida globalmente, a Agfa tem sido uma participante valiosa nas iniciativas e padrões do GWG, tendo realizado um excelente trabalho ao ser aprovada na certificação de preflight em PDF do Ghent Workgroup. A Agfa deu um passo importante ao apoiar nossas especificações mais recentes. Isso será útil para todas as associações de artes gráficas e para a própria indústria que utilizará e se beneficiará com os novos perfis de preflight das soluções de fluxo de trabalho da Agfa”.

Preflight para controle de qualidade da pré-impressão

A certificação de preflight GWG2015 é uma validação da especificação de controle de qualidade de pré-impressão desenvolvida pelo GWG. Ela contém 14 ‘variantes’ diferentes direcionadas a distintos segmentos do mercado de impressão e métodos de impressão, sendo todas baseadas no padrão ISO PDF/X-4, mas com condições e restrições adicionais pertinentes a cada segmento.

As variantes abrangem a maioria das aplicações comuns de impressão e incluem propagandas em revistas e jornais na Internet e em folhas, com cores CMYK e/ou diretas. Como a certificação se baseia no padrão PDF/X-4, ela também abrange variantes que incluem o uso de cores RGB nos arquivos de trabalho de arte, bem como transparências ‘ao vivo’ para dar suporte aos fluxos de trabalho de artes gráficas mais sofisticados e atuais.

O conjunto de testes utilizado no processo de certificação compreende 260 arquivos de teste que incluem aspectos como a detecção correta da resolução mínima de imagens, o uso de espaços de cores corretos, configurações de impressão sobreposta de branco e cinza, cobertura de tintas e utilização e nomenclatura de cores diretas. Os conteúdos dos arquivos que não atendam às condições necessárias são sinalizados com uma mensagem de erro ou uma advertência, dependendo da importância do problema e de como ele poderia afetar a impressão.

Didier Haazen, consultor sênior de inovação do VIGC, explica em detalhes: “A certificação de preflight não apenas verifica os casos ‘ruins’ em que erros ou advertências devem ser sinalizados, mas também inclui a avaliação positiva de ‘bons’ exemplos em que nenhuma mensagem deve ser mostrada. O conjunto de testes é o resultado de anos de conhecimento e experiência real. O uso de vários arquivos de teste permite a verificação completa em relação aos requisitos de preflight GWG2015. O procedimento garante a consistência entre diferentes aplicativos de preflight, o que representa um grande benefício para os usuários finais ao fazerem comparações e tomarem decisões de compra”.