A Agfa Graphics do Brasil anunciou em coletiva de imprensa realizada em São Paulo no último dia 28 de abril o lançamento de novas versões da família :Azura, agora contando com as novas chapas :Azura TU e :Azura TE. As novidades fazem parte do forte investimento promovido pela empresa dentro do mercado brasileiro, comprovando a confiança da Agfa de que a indústria gráfica nacional é forte e tem importância fundamental para o país.

O evento teve a abertura com o gerente de marketing da Agfa Graphics na América Latina, Eduardo Sousa, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou o papel da Agfa no cenário gráfico atual e a importância do lançamento das novas chapas.

A seguir, o presidente da Agfa Graphics na América Latina Fabrizio Valentini falou sobre a presença da empresa globalmente, especialmente na expansão da marca na América Latina, e o forte compromisso da Agfa com a região: "Sempre acreditamos no Brasil e na América Latina; mesmo na crise continuamos aqui e fortalecemos ainda mais nosso papel dentro da indústria. É nesse momento que priorizamos os investimentos, e com as novas chapas ecológicas ficaremos ainda mais fortes".

Fabrizio Valentini frisou que o anti-dumping e a forte presença da Agfa no Brasil através da fábrica de Suzano são diferenciais fundamentais: "Com a produção local de nossas chapas, o cliente tem a garantia de um atendimento especializado. Nossa equipe é altamente treinada e vai até a gráfica para auxiliar nossos clientes in loco. Não somos simplesmente vendedores de chapa, mas sim de soluções completas. Estamos presentes no mercado dos clientes, dando o melhor atendimento técnico e serviço pós-venda. E ainda entregamos software, CtP, químicos, soluções inkjet ou seja, tudo que o profissional gráfico necessita".

O presidente da Agfa Graphics na América Latina finalizou destacando a importância do lançamento das chapas: "O que a Agfa anuncia hoje é algo muito importante. As chapas :Azura TE e TU são produzidas em apenas uma fábrica na Europa e, agora, também no Brasil. Para nós é um enorme orgulho. Fizemos vários testes antes de lançar o produto, o que demandou um esforço muito grande de toda nossa equipe. Temos total confiança que assim entregamos o melhor produto possível para nossos clientes".

Trabalho intenso na fábrica de Suzano

Com a fábrica de Suzano, a Agfa possui a oportunidade de estar próxima dos clientes e entender de maneira mais ágil suas necessidades. Durante a coletiva, Alan César de Castilho, diretor industrial da planta de Suzano, destacou os constantes investimentos e os avanços conquistados, como as certificações ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e ISO 50001.

Alan também explicou aos presentes como se dá o processo de fabricação de uma chapa, desde a chegada do alumínio até o produto pronto para entrega ao cliente, e como a Agfa se destaca das concorrentes neste processo, focando sempre em soluções ecológicas e sustentáveis.

Além da variedade de chapas, a Agfa também está produzindo localmente a extensa linha de PRS (produtos químicos); combinados às chapas offset, eles possibilitam uma maior performance no processo dos clientes em termos de qualidade, simplicidade operacional e uma relevante redução de custos.

A Agfa atua ainda em outros setores da indústria. Os softwares de workflow :Apogee e :Arkitex, que possuem uma série de recursos para todos os segmentos de impressão; as soluções de CtP; os equipamentos de grande formato :Anapurna e :Jeti, ambos conhecidos pela qualidade e versatilidade; máquina de corte :Acorta e ainda suprimentos, como tintas e mídias especiais.

Chapas :Azura

O responsável pelo Centro de Competência Técnica de Suzano, com abrangência na América Latina, Luiz Antonio Mansi, explicou aos presentes o diferencial das chapas :Azura TU e :Azura TE, e o quanto elas vão melhorar os processos do profissional de impressão.

De acordo com Mansi, "nos preocupamos não apenas em desenvolver um produto e sim oferecer uma solução completa, que vem não só na sua execução, mas também buscando aquilo que o cliente necessita, que é superar suas expectativas. É importante que quando o cliente receba nossa solução ele tenha condições de agregar valor dentro do processo e fazer com que ele ganhe dinheiro".

Mansi explica que todas as chapas da linha :Azura (TS, TU e TE) possuem uma tecnologia única de termofusão, o :ThermoFuse, diferencial no mercado gráfico, porque a sua base de emulsão é feita com pérolas de látex, que têm por si só como propriedade uma característica básica: ele aceita melhor a tinta. "Isso já traz benefícios para o profissional. Conseguimos colocar no mercado aquilo que o cliente necessitava, com condições de otimização de processos através das características de nossa chapa".

As chapas livres de substâncias químicas da família :Azura (:Azura TS, Azura TU e :Azura TE ) são oriundas da tecnologia Agfa patenteada Agfa :Thermofuse à base de Látex que, por ser um processo físico e não químico, permite a eliminação na utilização de solvente no processo de produção das chapas, em caráter de pioneirismo na indústria, o que permite ter uma chapa realmente ecológica de ponta a ponta. A tecnologia também permite uma imagem latente na chapa, permitindo assim que o operador gráfico possa realizar a inspeção visual na mesma antes de colocar na impressora, diminuindo muito o retrabalho e desperdício de papel e tinta.

As chapas possuem um desempenho incomparável, com as mais diversas possibilidades de aplicações. Ambas contam com operação ecologicamente correta a custo mínimo, excelente contraste de imagem na chapa que facilita inspeção visual, proteção contra riscos, fácil manuseio à luz do dia, tudo com um setup extremamente rápido, resultando em uma qualidade perfeita de imagem.

:Azura TU

A chapa Agfa :Azura TU possui um desempenho incomparável. As chapas térmicas sem substâncias químicas podem ser utilizadas para as mais diversas aplicações, conta com uma unidade de lavagem ecológica e excelente resolução de imagem. É uma chapa robusta que proporciona uma tiragem ainda maior.

:Azura TE

A chapa Agfa :Azura TE é a chapa térmica sem substâncias químicas, direct-on-press, possui operação ecologicamente correta, qualidade e facilidade de uso de uma só vez.

Com a :Azura TE, não há necessidade de processador nem de unidade de limpeza, ou seja, não há necessidade de químicos, goma ou água. Do CtP diretamente à impressora, possibilitando uma drástica redução do tempo de impressão, tanto pelo alto contraste, quanto pelo rápido setup, garantido pela ótima aceitação e limpeza de tintas.

Sobre a Agfa

O grupo Agfa-Gevaert é uma das principais empresas do mundo em processamento de imagens e tecnologia da informação. A Agfa desenvolve, fabrica e comercializa sistemas digitais e analógicos para a indústria gráfica (Agfa Graphics), para a área de saúde (Agfa Healthcare) e para aplicações industriais específicas (Agfa Materials). A Agfa tem sede em Mortsel, na Bélgica. A empresa está presente em 40 países e tem representantes em mais de 100 países ao redor do mundo. O grupo Agfa-Gevaert obteve um faturamento de 2,646 milhões de euros em 2015. Visite: www.agfa.com.

Sobre a Agfa Graphics

A Agfa Graphics oferece soluções integradas de pré-impressão para os mercados de impressões comerciais, jornais e editoração e também para o segmento de impressões a jato de tinta para sinalização e displays, decoração e indústrias. As soluções incluem itens de consumo, hardware, software e serviços de gestão de fluxo de trabalho de produção, projetos e processos, software em nuvem e processamento de imagens.

A Agfa Graphics é uma empresa líder mundial em soluções de provas e segurança digitais "computer-to-film" e "computer-to-plate", para impressoras comerciais e de embalagens. Para o mercado de jornais, a Agfa Graphics é líder no fornecimento de sistemas de automação para fluxos de trabalho de editoração impressa e móvel. A Agfa Graphics também ocupa posição proeminente nos novos segmentos de impressão industrial a jato de tinta. Ela oferece uma vasta gama de prensas a jato de tinta e um sortimento completo de tintas de alta qualidade.