Durante o Congresso da Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Besserdruck, empresa que atua no segmento de suporte técnico e comercialização de soluções gráficas, oficializou sua parceria no Brasil com a NELA para o mercado de jornais.

Ambas as empresas expuseram suas soluções em um stand no hall de exposição do evento, que aconteceu nos dias 18 e 19 de agosto, no WTC São Paulo.

Segundo Jorge Suárez, diretor de vendas e marketing da NELA para a América Latina, a parceria comercial com a Besserdruck no Brasil permitirá atingir novos clientes e ampliar a atuação no país. “A Besserdruck tem bastante experiência e penetração no segmento gráfico comercial, que é um dos mercados nos quais queremos expandir”, explica Jorge.

Além de comercializar as soluções de periféricos e auxiliares de produção gráfica NELA, a Besserdruck também oferecerá serviço de assistência técnica e peças de reposição para rotativas e planas.

“A parceria com a NELA permitirá à Besserdruck atingir clientes que, antes, não estavam em nosso mercado, como as gráficas de jornais e gráficas com rotativas”, destaca Leonardo Intrieri, diretor da Besserdruck. “Além disso, através das soluções NELA, podemos oferecer otimização de processos aos mercados que já atendemos, por exemplo, através de soluções para salas de chapas, automação dos tinteiros, e controle de registro para rotativas.”

Segundo Leonardo, a aproximação e atual parceria com a NELA foi reforçada pela força que a marca possui. “Conhecíamos as soluções da NELA através do suporte a equipamentos que oferecemos, e, sem dúvidas, elas são referências”, ressalta.

Soluções

Entre os destaques mostrados pela Besserdruck e NELA no Congresso da ANJ esteve a NELA Visio 1100, um sistema de dobra para chapas offset para médios e pequenos formatos que inclui, além de sistema de dobra, tecnologia para perfuração e registro totalmente automática – tudo através de controle óptico.

Pode trabalhar com chapas de simples ou dupla largura (até 1100 mm), conta com entrada automática com possibilidade de configuração para processo em linha para até 200 chapas/hora, e configuração de dobra totalmente customizável.

Também foi apresentado o sistema de dobra de chapas NELA HAO, que conta com tecnologia semi-automática para acomodar chapas offset de simples ou dupla largura; e o sistema de perfuração/dobra NELA VCP/VCPm, que conta com operação totalmente automatizada e recursos de posicionamento de chapa controlado via vídeo, correção de registro automático e sistema de diagnóstico.

Outros equipamentos que a Besserdruck/NELA mostraram aos congressistas do evento da ANJ incluíram, ainda, a dobradora semi-automática NELA Classic II, a perfuradora de chapas com operação eletrônica-pneumática série Infinity, e o novo sistema confeccionado em aço inoxidável para lockup, que permite a redução de largura das rotativas de 50 para 48 ou 46 polegadas.

Por fim, foi apresentado o sistema de controle de tinteiro Ink Desk KeyColor C, que possibilita, através de uma interface simples e amigável, via monitor touch screen, controlar os ajustes de tinta e água. Para jornais, a solução ainda traz o aplicativo AutoPage, com interface que mostra todo o programa de tarefas em execução e permite ao operador selecionar fontes por página para realizar ajustes de cores.