A Engenharia Mimaki, localizada em Nagano/Japão, anunciou o lançamento da Função Híbrida, desenvolvida para o mercado têxtil. Esta função permite dois diferentes tipos de tinta (tinta pigmento e tinta sublimática) no mesmo equipamento, possibilitando a impressão direta em materiais como algodão, cânhamo, viscose e bases sintéticas.

A nova tecnologia está disponível para as impressoras Tx300P-1800 e Tx300P-1800B, e não requer uso de lavagem no processo de pós-tratamento.

O número de produtos / design personalizados vem aumentando cada vez mais. Para atender às necessidades desse novo mercado, a Mimaki desenvolveu cinco diferentes tipos de tintas. Para os equipamentos Tx300P-1800 e Tx300P-1800B, podem ser utilizadas as tintas sublimática, dispersa, pigmento, reativo e ácida.

Tintas de pigmento (TP400) para tecidos de algodão, cânhamo, viscose e a tinta sublimática (Sb420), para tecidos de bases sintéticas, que não requerem lavagem no processo de pós-tratamento. Neste caso, somente um equipamento para fixação de cor será suficiente.

Características:

1 - Uma única impressora para algodão e bases sintéticas - Com a função híbrida, agora é possível imprimir em algodão, cânhamo e viscose com a tinta de pigmento (TP400) e em bases sintéticas com a tinta sublimática (Sb420), utilizando apenas uma impressora.

2 - Investimento de baixo custo - Tanto a tinta pigmento (TP400) quanto a tinta sublimática (Sb420) não necessitam de processos de lavagem, sendo assim possível produções com um investimento de capital de baixo custo em um espaço limitado.

Tinta pigmento - TP 400

As tintas de pigmento (solvente + pigmento + agente aglutinante) são fixadas através do calor, sem prejudicar a respirabilidade e absorção de água no tecido. Essa tinta é recomendada para tecidos utilizados em decoração e vestuário.

Tinta sublimática - Sb420

Esta tinta é desenvolvida para tecidos pré-tratados, como o poliéster. Após a impressão, a cor é fixada através do aquecimento. A impressão em poliéster tem excelente reprodutibilidade de cor.

A nova função híbrida estará disponível no mercado a partir do mês de junho de 2017.