Empresas que desfrutam do outsourcing como estratégia de negócio conseguem resultados eficazes em relação a redução de custos e produtividade que na maioria das vezes, são bem sucedidas. Mas ao ouvirem falar do MPS, Managed Print Service, muitas dúvidas surgem e os empreendedores não sabem qual método devem inserir em sua empresa e quais as suas diferenças.

Pensando nisso, a Gomaq, uma das maiores distribuidoras de equipamentos de impressão e serviços de terceirização de impressão, se propôs a explicar a diferença entre esses dois tipos de serviços, para que os empreendedores tomem a decisão certa ao acrescentar um destes métodos em sua organização.

Estes dois serviços são meios de se economizar, mas cada um supre necessidades diferentes. O MPS, também conhecido como Gerenciamento do serviço de impressão, é uma mistura de ferramentas de softwares especializados, serviços agregados, soluções, digitalizações, controle e estratégias personalizadas que têm o poder de reduzir custos e sanar possíveis gargalos em diversos ramos de atividade. A aplicação deste controle resulta em uma melhoria no dia a dia dos usuários e contribuindo a preservar o meio ambiente. Já o Outsourcing refere-se a uma terceirização, ou seja, uma empresa transfere suas tarefas que, normalmente, são ligadas a TI para outra empresa subcontratada especializada no assunto. É uma ótima saída para organizações que querem focar em suas atividades principais e receber um nível de atendimento adequado a suas necessidades.

“Oferecemos estes dois serviços, inicialmente é feito um mapeamento do projeto para o entendimento das reais necessidades. Após uma análise efetiva por um especialista é apresentada uma proposta técnica/comercial para sua validação. Inicialmente o MPS acaba custando um pouco mais que o outsourcing quando falamos de custo página apenas, mas é comprovado que ao longo do tempo este gerenciamento e controle de impressão gera grandes economias para as empresas.  Atualmente temos cases com reduções superiores a 60% após a adoção desta estratégia. Outro diferencial que oferecemos é que só trabalhamos com produtos originais, isto para o cliente é benéfico, pois disponibilizamos impressões com qualidade, gerando menos intervenções técnicas, ou seja, menos equipamentos parados e realmente conseguimos entregar o que foi proposto. Nem sempre o custo página mais barato vai trazer mais economia para as empresas.”, afirma o coordenador de marketing da Gomaq, Danilo Munhos.

Dessa forma, tanto o outsourcing quanto o MPS são praticados com o objetivo de reduzir custos e de melhorar a produtividade da empresa através da delegação de atividades e processos a empresas especializadas. Cabe aos gestores do projeto identificar as reais necessidades visando melhorias em seus processos, para que o futuro fornecedor possa suprir suas expectativas em sua totalidade.