No mês que completa 15 anos de atuação no mercado, a Grafimax Gráfica e Editora, uma gráfica de origem familiar da cidade de Frederico Westphalen (RS), anuncia a aquisição da bizhub PRESS C1100, da Konica Minolta.

Nascida como uma empresa de tecnologia offset, com foco em trabalhos dos segmentos editorial e comercial, a Grafimax investe em impressão digital desde 2012, sempre pautando uma migração gradual entre os processos de produção.

“Há quatro anos, enxergamos que a impressão digital era uma grande tendência. Sempre estivemos focados em atender à demanda de impressão da região de Frederico Westphalen, que possui várias pequenas empresas e, portanto, tem bastante demanda por impressos em tiragens menores”, explica Elói Luís Ulbriki, diretor da Grafimax ao lado de Rudinei Ulbriki, que atua como diretor de produção.

O primeiro investimento em impressão digital ocorreu com a aquisição de um modelo bizhub C452. Dois anos depois, visando aumentar a participação dos impressos digitais na gráfica, a empresa adquiriu outro modelo Konica Minolta, a bizhub PRESS C6000.

Agora, a Grafimax parte para seu terceiro investimento em tecnologia digital da Konica Minolta através da bizhub PRESS C1100. “Até o momento, tínhamos 20% de nossa produção feita em digital; com a nova bizhub PRESS C1100, esperamos migrar de 40 a 60% da produção para a impressão digital”, explica Elói.

Segundo o diretor, as características técnicas da bizhub PRESS C1100 permitirão o aumento da participação do processo digital na produção. “É um equipamento muito veloz e uma excelente qualidade de impressão. Apesar de a instalação ainda ser recente, já estamos produzindo com ele e alguns pontos muito positivos já podem ser notados”, explica. “Nosso maior objetivo é produzir com qualidade e redução de custos em comparação à bizhub PRESS C6000, e estou bastante confiante e satisfeito.”

Elói destaca, ainda, a flexibilidade nos formatos e tipos de mídias que podem ser usados no equipamento. Na Grafimax, a bizhub PRESS C1100 será responsável pela impressão de uma ampla gama de produtos, desde cartões de visita, até convites, folders e flyers. “Estamos imprimindo em formatos que vão do A4 ao A3, em mídias com baixas gramaturas até papel-cartão. E os resultados têm sido bastante satisfatórios”, afirma Elói.

Nova tecnologia

Conceituada como um equipamento de alta produção dentro do portfólio da Konica Minolta, a bizhub PRESS C1100 possui velocidade de até 100 páginas/minuto em resolução de até 1200x1200 dpi. Pode trabalhar com mídias cujas gramaturas vão de 55 a até 350 g/m2, e conta com tecnologia de toner Simitri HDe que permite fusão do toner a baixas temperaturas, minimizando oscilações na mídia, e, portanto, assegurando uma qualidade de impressão mais constante. A fusão em baixas temperaturas também impacta na redução do consumo de energia.