Com o tema A Indústria Gráfica em (R)Evolução – Uma Agenda (Pro)Positiva, o 16º Congraf – Congresso Brasileiro da Indústria Gráfica reunirá empresários, profissionais e líderes gráficos de todo o País e da América Latina entre os dias 30 de setembro e 2 de outubro, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro.

Trata-se do evento mais prestigiado do setor e, nesta edição, abordará temas técnicos e de gestão e tendências de mercado sob a ótica da transformação e da inovação. “É uma grande oportunidade de atualização e um debate necessário no momento em que o mercado gráfico vive uma transição, que conjuga elementos tão dissonantes como a disseminação da comunicação digital e a revalorização do impresso, recentemente reafirmada por Martin Sorrell, fundador e presidente da maior empresa de publicidade do mundo, para quem jornais e revistas tradicionais são erroneamente subestimados pelas agências”, comenta Levi Ceregato, presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).

Juntamente com o 16º Congraf, acontecerão o 28º Congresso Latino-Americano da Indústria Gráfica, promovido pela Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf) e a premiação do 22º Prêmio Theobaldo De Nigris, o mais cobiçado troféu gráfico do bloco latino-americano.

Realizados pela Abigraf e pelo Conlatingraf, os eventos contam com coordenação técnica da Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica (ABTG) e organizacional da Regional Rio de Janeiro da Abigraf, além de mais de 30 entidades apoiadores no Brasil e no exterior.