A Kodak, em parceria com a revenda Zanatto Soluções Gráficas, lançou oficialmente no Brasil na noite do último dia 27 de janeiro a família NX advantage, uma atualização tecnológica da linha Kodak Flexcel NX que traz aprimoramentos, frutos de quase três anos de pesquisas e que envolvem um novo padrão de microrretículas, otimização no uso de tinta, agilidade nos processos e aumento de qualidade visual das embalagens impressas.

As novidades foram apresentadas durante um evento no Senai Barueri, para o qual foram convidados gráficos e convertedores de todo o país, que assistiram a duas apresentações: a primeira, ministrada por Mauro Freitas, gerente comercial na Kodak para os países do Cone Sul no segmento de Embalagens, que mostrou a evolução do portfólio de soluções flexográficas da Kodak e o panorama do mercado Flexográfico no Brasil e no mundo, incluindo tendências e principais desafios; e a segunda, ministrada por Robson Esperança, gerente para soluções em Flexografia da Zanatto, que mostrou a linha evolutiva da tecnologia Kodak Flexcel NX desde seu lançamento na Drupa de 2008, até o desenvolvimento da geração NX advantage.

Segundo Mauro, os empresários brasileiros sofrem a pressão da concorrência externa, principalmente de embalagens impressas na China, e, também, devem estar atentos a inovações iminentes, como inserção de recursos para interação com dispositivos móveis (códigos de barras, QR Codes etc.), realidade aumentada, personalização e segmentação, embalagens inteligentes entre outros.

“O segmento precisa se adaptar a essas demandas para se tornar competitivo e aumentar o volume de exportação”, explicou Mauro. “E isso passa por investir em novas técnicas e tecnologias de produção que proporcionem ganhos reais e mensuráveis aos convertedores.”

Alta performance

Destacando os aprimoramentos introduzidos na nova geração NX advantage, Robson Esperança destacou que, desde que foi lançada, em 2008, a tecnologia Kodak Flexcel NX estabeleceu um marco para o mercado flexográfico. “Há um antes e um depois da tecnologia Flexcel”, destacou. “Basta ver que a tecnologia foi apresentada na Drupa de 2008 e, até hoje, as empresas não exploram todo seu potencial e suas novidades continuam atuais.”

Segundo Robson, a geração NX advantage resolveu alguns questionamentos que ainda persistiam, após o lançamento do Flexcel NX. “Há desafios que obrigam os convertedores e gráficos a se equilibrarem entre otimizar a qualidade e aumentar a produtividade. O que acontecia é que, normalmente, ao mexer em um comprometia-se o outro. Além disso, todo esse processo de adaptação gera custos maiores tanto para convertedores quanto para donos de marca. O NX advantage elimina isso, já que está preparado para trabalhar com qualquer desafio do mercado de Flexografia, sejam os que já existem, como demandas que possam surgir”, disse.

Entre os pontos destacados por Robson estiveram a tecnologia que permite trabalhar com menos consumo de tinta branca ou cores especiais para a obtenção de qualidade superior em relação aos processos convencionais utilizados. “Estou falando de economia de 20 a 30% no consumo da tinta branca, que é a base para se conseguir imagens de qualidade e cores mais vivas e vibrantes”, explicou.

Outro aspecto foi a nova tecnologia Edge Definition que modifica as bordas de áreas sólidas, textos positivos ou negativos, aplicando nessas áreas um padrão diferenciado de microtextura que impede que a tinta se espalhe, garantindo legibilidade e evitando entupimento das áreas ao longo da produção. Esta operação é realizada diretamente pelo sistema KODAK TRENDSETTER NX, sem qualquer alteração do arquivo original ou trabalho adicional do operador de pré-impressão.

Base tecnológica

O parâmetro para as novidades da linha NX advantage esteve centrado no desenvolvimento de uma solução intimamente ligada a microrreticulas de superfície, que representou a otimização do padrão Kodak Digicap NX com a criação do Kodak Digicap NX advanced pattern.

Grande parte da inovação da nova tecnologia Digicap NX advanced pattern está na possibilidade de os convertedores escolherem entre no máximo cinco padrões de microrretículas de superfície que melhor se adaptam ao trabalho. Dessa forma, pode-se obter a melhor relação entre distribuição e consumo de tinta e deste modo elimina um dos grandes e aparentemente insolúveis problemas da Flexo conhecido com os microfuros (Pinholes) com real redução no consumo de tinta.

Juntando-se à Digicap NX advanced pattern e NX advantage e Edge Defition, a Kodak anunciou também outra inovação: a tecnologia Kodak Hyperflex, com a qual se torna possível elevar o piso ao redor dos pontos de altas luzes garantido estabilidade, sustentação e resistência mecânica durante o processo de impressão.