Fundada há 16 anos no bairro da Mooca, em São Paulo, a Lamiprint Acabamentos Gráficos prepara-se para ingressar em uma nova fase de crescimento e de novos negócios.

O novo ciclo, inaugurado com a mudança da gráfica para uma nova sede de 2600 m2 em Itapevi, passa não somente pela renovação de infraestrutura e parque gráfico, como também pela expansão das unidades de negócios da empresa – além dos tradicionais segmentos de serigrafia e laminação, a Lamiprint passou pela implantação de novos processos, como Hot Stamping, Gofragem e Empastamento Cartão-Cartão, atendendo com igual sucesso os segmentos editorial, comercial e de embalagens.

Como característica marcante dessa nova fase está, ainda, o investimento na renovação e atualização dos sistemas de gestão da gráfica, que abrange os processos administrativos, orçamentários, produtivos e financeiros. Usuária dos sistemas Ecalc Software há quase cinco anos, a Lamiprint apostou novamente na tecnologia da desenvolvedora brasileira de softwares de gestão para alicerçar seu novo ciclo.

Segundo Samuel Lopes, gerente geral da Lamiprint, obter o controle transparente e preciso de todos os processos envolvidos no dia a dia de uma empresa é condição essencial para crescer.

 

“Queremos voltar à liderança de mercado e, para isso, precisamos ter conhecimento sobre tudo o que acontece na empresa, onde e como investir, como está trabalhando a equipe de vendas, como os clientes estão se comportando e em que tipo de produto estão investindo”, explica.

“Decidimos que precisávamos atualizar nossos sistemas de gestão e pesquisamos algumas soluções do mercado. Novamente, foi a Ecalc que apresentou a tecnologia mais acessível, transparente e eficiente”, frisa Samuel.

Dessa maneira, a gráfica investiu em quatro soluções: o EasyCalc para formação de preço de venda e geração das ordens de serviço, o Express para controle de estoque, o ePlan para gerenciamento produtivo e, também, no novo eCube, uma ferramenta que permite análises gerais dos dados e que está sendo modelado na Lamiprint para proporcionar relatórios para controle de finanças, compras e produção. Além disso, segundo Samuel, a Lamiprint está adquirindo também a tecnologia de Apontamento Eletrônico para seu sistema de PCP, de modo a poder automatizar e otimizar a entrada dos dados de produção, diretamente do equipamento de produção para o sistema.

“Não é possível ser líder se você não tem controle sobre seus custos. E se você não tem essa tecnologia à disposição, esse controle fica difícil”, diz. “As tecnologias Ecalc nos trouxeram melhor controle sobre o fluxo financeiro, de caixa, de produção e estoque. Também nos permitiu o controle apurado de itens mais específicos, como o preço médio por cliente, quem está comprando ou clientes que precisamos contatar. Assim, fica muito mais fácil administrar a saúde da empresa.”

Confira a web-reportagem: