A Mouvent - uma nova companhia fundada por uma joint venture entre Bobst e Radex com foco na impressão digital - anunciou o lançamento de sua primeira impressora. A TX801 é uma impressora digital têxtil oito cores produzindo impressão de alta qualidade em têxtil com até 2'000 DPI de resolução óptica, e é associada com altas velocidades de impressão.

"Este é um grande passo na impressão têxtil", diz Ghislai Segard, gerente de marketing & vendas em Máquinas Têxteis na Mouvent. "A TX801 permite qualidade de impressão alta, colorida e nítida em uma forma lucrativa para tiragens baixas e médias em uma vasta gama de materiais têxteis. Não apenas esta máquina é um grande avanço em impressão têxtil tradicional, mas também nos atuais métodos digitais, com um salto notável na qualidade, industrialização e confiabilidade".

A TX801 imprime até oito cores e, mesmo que seja uma máquina do tipo "scanning", até 50% dos trabalhos de impressão são completados em uma passada única, impulsionando a produtividade em até 200 metros quadrados por hora ou 120 metros por hora sem comprometer a qualidade. Para atingir todos estes níveis de produtividade, a TX801 utiliza um compacto motor proprietário de impressão, integrando a tecnologia de cabeça de impressão Samba, da Fuji.

Isto está associado com velocidade, precisão e escalabilidade, implementando até 16 g/m2 de tinta em uma única passada. Os motores são baseados no Mouvent™ Cluster, o qual resulta em alta resolução óptica e alta qualidade de impressão. O equipamento pode imprimir em diversos tipos de tecidos. A largura máxima de tecido que pode ser processada é 1,800mm com diâmetros de rolo de até 400mm.

"A TX801 é uma impressora de alta durabilidade, compacta e acessível", diz Ghislain Segard. "A alta longevidade e resistência das cabeças de impressão está provada, garantindo um serviço de vida longo do MouventTM Cluster. Ela é uma das menores impressoras digitais nesta categoria, ajudando a impulsionar a produtividade com o mínimo de footprint para uma implementação simples, utilização muito ergonômica e trocas de trabalho eficientes e extremamente rápidas, trazendo custo benefício até para as menores tiragens. Nós acreditamos que ela irá mudar a cara da impressão digital têxtil".

A TX801 é a primeira impressora a ser lançada pela Mouvent, o centro de competência de impressão digital da Bobst. A companhia tem um portfólio completo de impressoras digitais que serão reveladas nos próximos meses.