Por Janio Coelho

A premiação MUST SEE’EMS dos Estados Unidos veio em boa hora e foi a faísca que nos incentivou a escrevermos um pouco sobre a nova onda tecnológica da indústria de impressão offset plana.

Estamos falando do que a tecnologia de cura baseada em sistema e lâmpadas LED-UV está proporcionando ao mercado, as mudanças que estão ocorrendo no dia a dia de uma gráfica, desde a sala de impressão, passando pelo departamento comercial, logística, controle de processos e qualidade e entregas antecipadas. Podemos enxergar como uma nova era e perspectivas para o setor.

Lançada em 2007 em uma IGAS (Japão), apresentada em produção na DRUPA 2008, a primeira instalação ocorreu em Abril de 2009 e foi nos primeiros dois anos tendo um crescimento controlado junto aos aperfeiçoamentos em campo. Até o final de 2011, cerca de 45 máquinas estavam instaladas no Japão. Neste período, foi vista à distância, com reservas pelo restante da indústria mundial, em especial pela indústria europeia e pelos fabricantes de sistemas UV convencionais, às vezes sendo apontanda com uma tentativa que não se consolidaria.

De 2012 até hoje, em especial após a DRUPA, o crescimento foi considerável e já foram ultrapassadas 130 instalações e uma importante constatação; até hoje nenhuma seção de lâmpadas LED foi substituída. Diferente do sistemas UV, H-UV, HR-UV ou LE-UV que empregam a lâmpada de mercúrio, a tecnologia LED utiliza seções de lâmpadas LED, com uma vida útil 15 vezes ou mais se comparada às tecnologias com mercúrio. E o custo para substituição de uma seção LED é o mesmo que o de substituir uma lâmpada de mercúrio, a diferença é que uma seção LED avisará que está chegando o momento de troca em 06, 07 anos, ao fim de sua vida útil. Isto mesmo, não apaga de repente obrigando a parada e substituição.

Além de representar custos de operação e manutenção infinitamente mais baixos, elimina o risco de contaminação por mercúrio ou de ozônio sendo 100% compatível com as leis que no futuro (breve) proibirão o mercúrio em prol da saúde humana e meio ambiente.

A facilidade de operação / produção da tecnologia LED-UV, tornando o custo do processo como um todo extremamente competitivo, torna realidade um antigo sonho do empresário gráfico e dos impressores. Qual seja: trazer para o dia a dia da produção, a qualidade, brilho do UV, mas sem a complexidade do processo e muito menos os custos envolvidos, seja nos equipamentos e periféricos, seja nos custos diários. LED-UV tornou isto viável, demonstra também ser muito mais fácil o dia a dia no chão da gráfica do que impressões com tintas a base de óleo, vernizes a base de água.

Por não gerar calor nos substratos, elimina as distorções em impressões com plásticos, Yupo, Vitopaper, PVC, BOPP, e vários outros substratos sintéticos. Não há pó de pulverização ou outros produtos químicos. Áreas com cobertura de até 340% de tintas com densidades standard são curadas perfeitamente.

Este sucesso e constatações chegaram ao Brasil em instalações há mais de dois anos. Já são 05 impressoras em produção em todos os perfis tais como editorial, promocional, serigrafia. 100% de satisfação, instalações em tempos recordes, fáceis assimilações e absorção instantânea das produções, tintas disponíveis para papel, cartão, plásticos incluindo pantones, estão dando a estes usuários novas perspectivas. Entre os modelos instalados no Brasil há formatos e configurações distintas como 64 x 92 oito cores com reversão, 05 cores. 04 cores, ¼ de folha 05 cores. O LED-UV está disponível deste o formato ¼ ao formato 820mm x 1120 mm. De duas a dez cores.

Durante a EXPOPRINT esta tecnologia foi demonstrada de forma direta, com produções contínuas e trocas de chapas com diferentes imagens e substratos como papel 150 g/m2, Yupo 85 g/m2, Vitopaper 154 g/m2, cartão laminado 300 gramas. Ainda foram realizados testes quase todas as manhãs para clientes de embalagens, papel alta alvura, BOPP e todos com absoluta facilidade, simplicidade. Como dito acima, o sonho do impressor.

Deixou há muito de ser uma novidade olhada à distância. Já chegou em todos os continentes e acaba de conquistar a América. É com satisfação que vemos os demais fabricantes da indústria gráfica na corrida pelos benefícios do LED-UV.