Alto desempenho na colagem, redução drástica na perda de adesivos, menor custo com manutenção e diminuição nas horas paradas para limpeza e ajustes. O que antes parecia inatingível, agora virou realidade, graças a uma nova geração de formulações e equipamentos para adesivagem que está revolucionando a produtividade no segmento de embalagens. “A tendência mundial é investir em sistemas inteligentes, que são mais precisos, menores e econômicos” afirma o diretor comercial da Adecol, Alexandre Segundo. “São soluções que entregam mais por menos e ainda agridem menos o meio ambiente”.

Eventualmente, o uso de coleiros convencionais pode causar uma série de problemas, como superaquecimento, adesividade deficiente e maior gasto de energia, dentre outros. Não é por menos, afinal trata-se de um recipiente onde ocorre a fusão do adesivo, tendo que suportar altíssimas temperaturas.

Já os coleiros de última geração que estão chegando ao mercado nacional ocupam menos espaço, não oxidam o adesivo, consomem menos energia e oferecem rendimento superior, dentre outras vantagens. Alguns deles adotam um sistema prático e inovador, onde o adesivo passa direto pelo equipamento, que não possui reservatório, o que minimiza a ocorrência de problemas comuns nos equipamentos mais antigos, como a carbonização do adesivo no coleiro, e assim reduz as paradas de máquinas na linha de produção.

Uma nova geração de equipamentos pede adesivos de alta tecnologia. A linha Performelt da Adecol, por exemplo, é um hotmelt em pellets formulado com polímeros de metaloceno que apresenta o melhor desempenho que um adesivo pode oferecer. “Fizemos diversos testes com o Performelt e outros de nossos adesivos Hotmelt em equipamentos de ponta, como o InvisiPac, da Graco, e o Freedom, da Nordson, e os resultados foram excelentes”, comenta Alexandre. “Estamos orgulhosos de oferecer ao mercado formulações que rodam com perfeição nestes novos coleiros, ampliando o resultado final a nossos clientes”.

O adesivo Performelt apresenta valor de densidade menor que o base de EVA, por exemplo, garantindo alta adesão com menos adesivo. Ele também apresenta uma resistência térmica superior, se mantendo sem alteração mesmo após longos períodos sob altas temperaturas.

Além de sua performance superior, o Performelt também apresenta benefícios durante sua aplicação. Por ser um adesivo limpo, não sofre cabornização no coleiro e, assim, não exala odores e fumaça, gerando melhor ambiente de trabalho. O produto exige temperaturas menores para chegar ao ponto de utilização, aumentando a vida útil do equipamento. E também não formar fios, conhecidos como ‘cabelo de anjo’, durante o uso. Com tudo isto, o Performelt entrega menor desgaste e manutenção, menos horas de paradas e de rejeições na linha de produção. Estudos conduzidos pela ADECOL apontam que o uso do adesivo gera economia de até 30% em relação a outras soluções de colagem de embalagens.

“Nossa recomendação para o uso de Performelt nos equipamentos de ponta parte do conceito de que, se estes novos equipamentos vieram para otimizar, reduzir custos, ter alta performance e inteligência, a mesma coisa deve acontecer com o adesivo”, avalia Alexandre. Por ser formulado no Brasil pela ADECOL, o Performelt tem ainda a vantagem de poder ter sua formulação adaptada para as necessidades específicas de cada cliente, um dos principais diferenciais da do fornecedor, maior fabricante nacional de adesivos.

Segundo a Vector Máquinas, representante da norte-americana Graco no Brasil, o uso do coleiro InvisiPac pode gerar uma economia anual de mais de U$ 22 mil. Este valor é ganho com a redução de horas paradas e perda de adesivo que o equipamento proporciona em comparação com sistemas convencionais.

O InvisiPac foi desenvolvido para evitar a carbonização do hot melt, proporcionando uma aplicação continuada, resultando economia no processo de produção. Ele não tem tanque, o que elimina a carbonização do adesivo. Em seu lugar, conta com sistema de alimentação à vácuo que garante continuidade do suprimento de adesivo e evitar o abre e fecha do equipamento, reduzindo desta forma contaminação do Hot Melt.

Outras inovações para evitar a carbonização são o desenho do aplicador e as mangueiras revestida internamente com uma capa de silicone. Já a agilidade na operação do InvisiPac é garantida pelo sistema Rápido Start up, que permite o início da operação em apenas 10 minutos após a máquina ser ligada.