A Durst anunciou que sua nova tinta Alpha Ink R HD, desenvolvida para a linha de impressoras digitais industriais para o segmento têxtil Alpha, receberam a certificação GOTS versão 5.0 - Global Organic Textile Standard.

Essa certificação, uma das mais importantes do gênero, atesta que as novas tintas Durst oferecem padrão de qualidade, eficiência, e, também, asseguram ciclos sustentáveis de produção.

Lançada em março de 2017, a versão 5.0 da certificação deve ser implementada em 12 meses por fabricantes de têxteis nas áreas de produção biológica, têxtil e química têxtil; nela, aumentaram-se ainda mais os critérios de sustentabilidade ao longo de toda a cadeia de suprimentos. As novas orientações referem-se a vestuário e outros produtos têxteis constituídos por pelo menos 70% de fibras orgânicas certificadas. Todos os produtos químicos usados, incluindo corantes e substâncias auxiliares, devem cumprir os critérios estipulados em termos de meio ambiente e toxicologia. Os produtos têxteis produzidos de acordo com as diretrizes GOTS 5.0 dão aos consumidores a transparência necessária para que estes sejam produtos sustentáveis, que também foram feitos em condições socialmente aceitáveis.

A Durst é um dos primeiros fabricantes de sistemas de impressão a jato de tinta a oferecer um sistema de tinta reativa certificada GOTS 5.0 para a produção digital de tecidos domésticos, roupas, acessórios e revestimento de móveis. A nova tinta Alpha Ink R HD reduz o consumo de tinta em aproximadamente 30%, em comparação com o sistema de tinta reativa existente da própria Durst.

“Seguindo a tendência de mercado, iniciada com o reconhecimento pelo mercado de nossas tinta de pigmento suave Alpha Ink P para uma produção mais sustentável e econômica, agora damos mais um passo importante com a certificação GOTS 5.0 para produção típica em mídias de algodão”, disse Martin Winkler, gerente para o segmento de impressão têxtil da Durst. “A série Alpha de impressoras e nossa nova tecnologia de tinta oferecem um ecossistema perfeito para produção digital em tecidos.”