Uma das mais importantes premiações do setor gráfico no Brasil, o 13º Prêmio Paranaense de Excelência Gráfica Oscar Schrappe Sobrinho mostrou o quanto as empresas estão empenhadas em investir em qualidade para superar os números negativos do setor no Brasil. Das 50 gráficas concorrentes, em 50 categorias, 23 delas levaram para casa pelo menos um troféu.

Foi um dos maiores índices de vencedores em toda a história da premiação. O Oscar Schrappe Sobrinho é promovido pelo Sigep/Abigraf-PR (Sindicato das Indústrias Gráficas do Estado do Paraná e Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Regional Paraná) e foi entregue na última sexta-feira (26), no Santa Mônica Clube de Campo, em Colombo, região de Curitiba.

O evento acontece desde 2002 para estimular a qualidade e incentivar a criatividade e as inovações tecnológicas das gráficas do Estado. Este ano foram inscritos cerca de 500 produtos, em categorias como impressão de cartões de visitas, revistas, livros, rótulos, cartazes, folhetos, adesivos, embalagens, impressão digital em grandes formatos, entre outras.

Em um momento que o setor aponta para fechar o ano com decréscimo na produção em relação ao ano passado, as empresas que mais ganharam troféus têm em comum investimento em equipamentos de ponta, mas, principalmente, um cuidado redobrado na gestão de pessoas e de qualidade.

“Investimos em equipamentos de ponta, mas o diferencial está na forma como nos preocupamos com os produtos que fazemos para nossos clientes. Da compra do melhor papel ao acabamento, passando por treinamentos constantes dos colaboradores, estamos focados 100% em oferecer a melhor solução. No dia a dia, isso faz muita diferença e ajuda, não só na conquista de prêmios, como também a nos manter com números positivos”, disse André Linares, diretor da Corgraf, maior vencedora da noite, com 10 troféus, e também a maior ganhadora na história do prêmio, com 106 conquistas.

Outro exemplo dos bons resultados na busca por diferenciação de produto gráfico é a Hellograf, dirigida por Abilio Santana, que também é presidente do Sigep. “Fizemos em 2014 o maior investimento da história da Hellograf, em uma impressora de cerca de R$ 4 milhões, mas é no capricho diário dos funcionários, na busca por entender a fundo o negócio de nossos clientes que fazemos diferença e que deve nos gerar crescimento de até 15% este ano”, explica Abilio, que levou para casa cinco troféus, a maior quantidade ganha por sua empresa em uma edição.

Para o presidente do Conselho Diretivo da Associação Brasileira da Indústria Gráfica - Abigraf Nacional, Julião Flaves Gaúna, os prêmios estaduais, como o Oscar Schrappe Sobrinho, são uma ótima fonte de criatividade e incentivo para as gráficas amenizarem os efeitos da crise. "Fechamos o primeiro trimestre com decréscimo de mais de 3% na produção e para 2015 em geral não deverá haver mudança. Uma forma de amenizar os problemas é ter criatividade, investir em inovação, buscar novos nichos e sempre oferecer qualidade. E mostrar tudo isso nas premiações é uma ferramenta de marketing que contribui para o crescimento de quem participa", disse.

Para o presidente da Abigraf-PR, Jair Leite, a pulverização de ganhadores mostra que as gráficas estão evoluindo em qualidade e acirra ainda mais a disputa para os próximos anos. “É uma competição saudável e o fato de mais concorrentes terem ganho este ano aponta para evolução do setor. O momento é de crise, mas é com criatividade e busca incessante pela qualidade que vamos superar as adversidades. E o prêmio vem mostrando que as empresas estão no caminho certo”.

A evolução é ratificada por Aparecida Soares Stucchi, diretora de Operações da ABTG (Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica), que coordena a premiação. "Todo os anos o Paraná apresenta evolução na qualidade, desde a pré-impressão ao acabamento dos produtos. Tanto é verdade que o Estado é um dos que mais ganham troféus na premiação nacional do setor, que e o Prêmio Fernando Pini, realizado em São Paulo sempre no fim do ano", diz.

Vencedores

As gráficas premiadas foram: Corgraf (10), Hellograf (5), Ótima (5), Midiograf (3), Múltipla BR (3), Posigraf (2), Comunicare (2), Lisegraff (2), Flink Print (2), Imprime (2), Kingraf (2), DP Stúdio (2), Grafset (2), Malires (2), Radial (1), Kamaro (1), Belton (1), Masterprint (1), Tuicial (1), Nova Gráfica (1), Exklusiva (1), Idealiza (1) e Reproset (1).

Também foram premiados os melhores fornecedores, prestadores de serviços e distribuidores de matérias-primas, insumos e equipamentos para indústria gráfica. São eles: WG, Agfa, Heidelberg, TLT Teletoner, Delta E, Quimagraf, Rio Branco, Intenções e Copigraf.