A Printon Gráfica e Editora atua há 55 anos no segmento gráfico. Iniciando as atividades na produção de fotolitos, a Printon expandiu seus negócios e, em 1984, entrou definitivamente no mercado de impressão offset para atender aos ramos promocional e editorial.

“Com o passar do tempo, veio a confirmação do acerto dessa decisão, pois o crescimento da Printon era visto em suas instalações, passando de um prédio de 300 m² para um parque gráfico instalado em mais de 2000 m²”, conta Luiz Fernando Guedes, diretor da gráfica.

Atualmente, a empresa conta com parque gráfico offset e equipamentos de impressão digital e serigrafia. “Fazemos tudo internamente, o que exige bastante controle”, afirma Luiz Fernando.

Para otimizar o processo de controle e gestão, a Printon iniciou a digitalização de seus orçamentos e ordens de serviço, eliminando os procedimentos manuais. “Precisávamos melhorar o sistema orçamentário e financeiro, pois o processo era muito demorado”, explica Luiz Fernando. “Então, em 2005, instalamos o primeiro sistema Ecalc Software na gráfica, o Easycalc, e, juntamente com ele, o módulo Express, para otimizarmos todo o processo de orçamento e financeiro. A implantação desses módulos trouxe maior segurança e rapidez para a empresa.”

Com o Easycalc, a Printon aumentou suas margens de lucro por meio da eliminação de erros na montagem dos orçamentos e emissão de OS, otimizando, inclusive, o controle de estoque. “O Express agregou dentro de uma única função, o gerenciamento das contas a pagar e toda parte fiscal”, frisou Luiz Fernando.

PCP

Após a experiência com o Easycalc e o Express Financeiro, a Printon partiu para mais um investimento: o sistema ePlan – Planejamento e Controle de Produção. Com ele, o planejamento, controle, e gestão da produção foram automatizados, facilitando não somente o fluxo de trabalho interno da gráfica, como detectar gargalos e áreas ociosas, guiando futuros investimentos.

“Através do ePlan, houve melhorias na produção graças à grande massa de dados levantada que o sistema oferece, tornando mais precisa a análise da produção de forma geral e processo a processo, dando, assim, maior visibilidade dos erros e acertos em cada etapa da produção gráfica”, afirma Luiz Fernando.