A gráfica finlandesa Suomalainen Lehtipaino Oy, anunciou a aquisição de um pacote de automação completo da Q.I. Press Controls (QIPC) para ser instalado em sua Tensor T4000E com controle DCOS.

A QIPC recebeu solicitação para equipar a impressora rotativa deste cliente com os sistemas mRC-3D e IDS-3D para a automação de registro de cor, registro de corte, controle de cor e controle de umidade em seu parque gráfico de Kajaani, no centro da Finlândia.

Sistema antigo

A impressão rotativa atual está equipada com um sistema de automação em processo de desgaste. "Quando a empresa cogitou fazer a aquisição, ela recebia assistência da empresa fabricante do equipamento", explica Erwin van Rossem, diretor de vendas da QIPC. "No entanto, como este equipamento conta com apenas duas mesas de controle para cada dobradeira, uma para a interface do operador com a DCOS e outra para controle de tinta e de registro da Perretta, sua eficiência fica aquém do desejado".

A direção do Suomalainen Lehtipaino Oy tomou conhecimento do fato e decidiu procurar outras alternativas. "Como um parque gráfico de última geração, acreditamos que podemos garantir sistemas de produção com elevados níveis de qualidade para os nossos clientes", afirma Marja Niemi, gerente de produção da Suomalainen Lehtipaino Oy. "Portanto, era necessário um sistema de controle de qualidade melhorado ".

Foram feitas visitas a plantas que utilizavam os sistemas de automação da QIPC para coleta de dados, o que ajudou a gráfica a tomar uma decisão. "Agora que tivemos a oportunidade de ver em primeira mão o sistema operacional, estamos convencidos que o melhor é optar pela QIPC", acrescenta Marja Niemi. "Este foi o quarto sistema de malha fechada que instalamos na Finlândia desde 2009. Graças ao índice superior de desempenho desses sistemas, estamos construindo uma boa reputação na Finlândia", explica Erwin van Rossem.

Instalação e integração

No total, em Kajaani serão instaladas 14 câmeras IDS-3D e 7 câmeras mRC-3D para cuidar do registro de cor e controle de (códigos de cor), umidade (controle de fonte de água) e controle de corte. O sistema de registro Perretta anterior será substituído e o novo equipamento terá integração direta com o Inventor para controle de fonte de água e com o Perretta para controle de tinta. "As expectativas são grandes", diz Marja Niemi. "Estamos apostando na obtenção de níveis inigualáveis de qualidade e prever que faremos grandes economias em termos de refugo e de tinta. Nosso objetivo é conseguir uma economia de 10% nos volumes de tinta, e ainda um economia de 300 cópias durante o início de impressão.

Ter a capacidade de garantir o mais elevado padrão de qualidade é algo extremamente importante para uma empresa como a Suomalainen Lehtipaino Oy, que trabalha exclusivamente com terceiros. A planta é a única em funcionamento em toda a região e imprime cerca de 1 milhão de cópias em 50 títulos diferentes. Marja Niemi tem uma grande confiança no futuro: "até agora a colaboração entre nós e a QIPC tem funcionado muito bem, como planejamos. Estou extremamente feliz com a forma da QIPC trabalhar."

Por outro lado, a QIPC está entusiasmada com este pedido. Erwin van Rossem: "a maioria dos sistemas para controle de cor e de fonte de água existentes ainda estão instalados sobre impressoras rotativas maiores e de dupla largura. Esta aquisição nos ajuda a manter esta tendência positiva: expansão em todas as frentes, uma solução em automação que é de interesse para todas as gráficas de jornal."