A Ricoh Brasil anunciou o lançamento no mercado brasileiro três novos modelos de multifuncionais em preto e branco: MP 2553, MP 3053 e MP 3353. Os equipamentos se destacam pela versatilidade, alta qualidade de imagem e grande produtividade e rapidez.

Eles têm o objetivo de agilizar o fluxo de trabalho e aumentar a produtividade das empresas. As máquinas possuem recursos de gestão de documentos incluídos em um design ecológico e que poupa espaço, ideal para qualquer pequeno escritório ou grupo de trabalho, desde a criação até o acabamento - em tamanhos até A3.

Dentre as características dos lançamentos estão a produção de até 33 impressões/cópias monocromáticas por minuto, a digitalização de até 79 imagens por minuto, monocromáticas ou coloridas através do Alimentador Inversor Automático de Originais (ARDF) de 100 folhas padrão e integração ao Ricoh HotSpot Enterprise, que permite que os usuários móveis possam imprimir diretamente para o MFP a partir de laptops, smartphones e tablets, sem comprometer a velocidade, a praticidade e a segurança.

Além disso, é possível usar um software embutido opcional, como o GlobalScan ou software de terceiros, para criar fluxos de trabalhos personalizados em tarefas mais complexas e inclinar a tela de 9’’ do painel de operação para uma visão mais fácil e acesso mais conveniente às funções do equipamento.

Os novos equipamentos Ricoh possuem um poderoso processador de 533 MHz, com até 1,5 GB RAM e um HD de 250 GB, que se integram perfeitamente a todos os ambientes - incluindo Windows, Macintosh, Citrix, SAP, UNIX, AS/400 entre outros. O driver da interface de usuário PCL6, com pré-definições de um clique e comandada por ícones, simplifica os trabalhos de impressão para produção nítida de até 600 dpi. Também é possível digitalizar documentos em preto e branco ou em cores, nos formatos PDF, TIFF ou JPEG, e compartilhá-los pela funcionalidade Digitalizar-para-Arquivo/Pasta/URL/FTP/Email.

Os equipamentos dispõem de OCR embutido opcional, para que os usuários possam recuperar documentos rapidamente procurando palavras específicas em texto PDF, em até 14 idiomas. Este prático recurso também pode detectar páginas em branco em trabalhos grandes e removê-las automaticamente para reduzir o desperdício. Além disso, os equipamentos possuem autenticação de usuário para ajudar a impedir o acesso não autorizado às principais funções e informações proprietárias, evitando assim riscos de quebras de segurança.

Seguindo a linha socioambiental da Ricoh, os dois novos equipamentos se destacam também pela minimização do uso de energia. Projetado para ter um dos mais baixos valores de consumo típico de energia (TEC) do mercado, ele atende a todos os novos critérios ENERGY STAR v2.0. As empresas também podem programar o equipamento para ligar ou desligar em horários específicos, inclusive durante finais de semana ou almoço, para poupar ainda mais energia.