A Esko recebeu o Prêmio de Inovação Técnica em Pré-impressão/Grafismo da FTA (Associação Técnica de Flexografia), dos Estados Unidos, pela unidade de exposição Crystal XPS. O prêmio foi anunciado durante o jantar de gala do Fórum Anual da FTA, no final de abril, em Phoenix (EUA).

Na ocasião, a Esko foi representada por Pascal Thomas, Diretor do Negócio Flexo e por RoryMarsoun, VP de Desenvolvimento de Negócios Flexo, Américas. A nova e exclusiva unidade Crystal XPS, que é parte de um completo sistema automático de gravação de chapas, é uma unidade de exposição de LED UV digitalmente controlada, que oferece exposições principais e posteriores, praticamente simultâneas e compatível com todas as chapas flexográficas.

“A Esko sempre foi pioneira no desenvolvimento das soluções melhores e mais eficientes para a gravação de chapas para impressores e convertedores. Inovamos na gravação de chapas flexo, com dispositivos digitais introduzidos na drupa em 1995,como o CDI e recebemos o prêmio de Inovação Técnica da FTA em 1998pelo primeiro sistema computer-to-plate para impressão flexográfica com chapas fotopoliméricas. Assim como as tecnologias Esko HD Flexo eFull HD Flexo também receberam diversos prêmios. Temos a certeza que a tecnologia Crystal XPS é tão revolucionária quanto foi, na época, a CDI ao oferecer uma qualidade extraordinária e constante, além de automatizar as operações de gravação das chapas flexo,” celebra Thomas.“A resposta dos clientes sobre o XPS atesta ganhos significativos de consistência e qualidade.”

Por mais de duas décadas, a FTA reconhece e celebra desenvolvimentos extraordinários de profissionais e empresas, de pequeno e grande porte, que contribuem para o crescimento da flexografia. O prêmio de Inovação Técnica reconhece empresas e profissionais cuja visão e perseverança resultam em novos produtos e tecnologias. A FTA celebra estes pensadores criativos e que assumem riscos para aprimorar o processo de impressão flexográfica e que trazem contribuições significativas para a indústria em termos de adoção, mudança e postura mais competitiva.

Processo fácil e consistente

O novo e exclusivo Crystal XPS é digitalmente controlado e é compatível com todas as chapas flexo fotopoliméricas. As chapas são colocadas na superfície de vidro, onde as exposições principal e posterior muito precisas — garantidas por uma tecnologia patenteada de luz LED UV— acontecem simultaneamente. O operador não tem que fazer mais nada.A fonte de luz consistente, com a exposição simultânea, garante a consistência da imagem combinada com pontos perfeitamente formados. Como resultado, estas chapas garantem uma melhor qualidade à impressão.

Um dos principais fatores para garantir a estabilidade da chapa é a exposição UV. Os UV LEDs não precisam aquecer e emitem uma radiação constante. Também foi provado que o tempo mais curto (dwell) entre a exposição principal e a posterior, garante melhores detalhes — como pontos, linhas e textos. O XPS completa estas exposições simultaneamente, oferecendo pontos de alta qualidade e elementos mais refinados. Além disso, apenas quando esta diferença de tempo é fixada, estes elementos repetem o mesmo padrão de qualidade – para cada tipo de chapa flexo digital produzida no período.O XPS faz isso mesmo sendo o sistema de exposição mais simples; não é mais necessário medir ou ajustar mesmo com as mudanças de saída UV.

Ao unir o XPS com o CDI, o processo de produção de chapas flexo é automatizado e simplificado. A solução combinada CDI Crystal XPS reduz os cinco passos do processo tradicional de produção de chapas para apenas um. O dispositivo para produção da chapa se integra com toda a pré-impressão, incluindo o Device Manager, para controlar perfeitamente a saída das chapas.As unidades de imagem e exposição também se conectam ao processador de chapas. Assim, a produção das chapas torna-se mais fácil e controlada, com alta qualidade e consistência de saída.

“A Esko viu este mesmo entusiasmo quando lançou o CDI e, uma década depois, a tecnologia HDFlexo. As primeiras experiências dos clientes têm sido igualmente positivas.A Esko lidera a indústria de produção de chapas flexo e há centenas de equipamentos da empresa instalados que podem ser usados com a unidade de exposição XPS,” explica Marsoun. “A primeira leva de empresas está instalando o sistema completo e automático que inclui o CDI Crystal e o XPS. Os próximos anos prometem maior eficiência com qualidade maior e mais consistente e mais trabalhos feitos em flexo.”