20 a 24 de Março, 2018 - São Paulo - SP - Brasil
Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco

ExpoPrint 2018

O maior evento de impressão
das Américas

Público Qualificado

Tomadores de Decisão
e Empresários

Networking

Todos os profissionais
gráficos se encontram aqui

Importante

Mais de 48 mil visitantes
na edição de 2014

Pré-impressão e Premedia

A pré-impressão faz parte do processo de produção gráfica e é um dos mais importantes itens de atenção e controle de qualidade. Qualquer erro que não seja detectado até o envio para a gráfica pode gerar altos custos e retrabalho. Por isso, geralmente esse processo envolve profissionais técnicos e atentos aos detalhes, que conheçam softwares de criação e diagramação a fundo para garantir um fluxo rápido e seguindo as normas de fechamento de arquivos para impressão.

A pré-impressão é a primeira etapa de um fluxo de impressão, responsável por receber arquivos dos clientes e prepará-lo para a máquina adequada. Cada máquina gráfica trabalha com um padrão de impressão que deve ser considerado pelo profissional de pré-impressão no momento do fechamento do arquivo. Uma vez decidido o equipamento impressor, o arquivo é fechado à partir do original do cliente. Além de perfil de máquina, o pré-impressor deve ainda preparar as páginas, montando-as de acordo com o material e formato.

Ainda é de responsabilidade do pré-impressor o correto preenchimento da ficha de impressão, com detalhes técnicos e informações sobre o material que será produzido, como por exemplo: tipo e gramatura do papel, quantidade de impresso, número de páginas, tipo de acabamento, equipamento de destino, entre outros.

Pré-impressão e Premedia

Problemas comuns na pré-impressão são fontes trocadas, resolução de imagens insuficientes, imagens sem link, arquivos incompatíveis, etc. Alguns departamentos de pré-impressão desenvolvem manuais de procedimentos na preparação e fechamento de arquivos para ser enviados aos clientes (geralmente agências de design gráfico e publicidade) com o objetivo de minimizar erros.

Dessa forma, a pré-impressão é a ponte entre cliente e linha de produção, que traduz as necessidades referentes ao material que será impresso.

Pré-impressão - Fechamento de arquivos

O processo de fechamento de arquivos é a atenção central do departamento de pré-impressão. Consiste em preparar o arquivo original do cliente, convertendo-o para o formato compatível com o equipamento de revelação de fotolitos ou CTP. Vários são os formatos aceitos pelos departamentos de pré-impressão, porém os mais comuns são PDF ou EPS.

Não existe um consenso para saber quem deveria ser responsável pelo fechamento do arquivo. Por isso, gráfica e cliente devem acertar com antecedência os procedimentos padrão do departamento de pré-impressão.

Encontre na ExpoPrint 2014 tudo o que você precisa saber para se atualizar na área de pré-impressão e premedia.

  • Novos softwares
  • Sistema de integração
  • Processos para impressão híbrida
  • Uso de dados variáveis
  • Novas ferramentas para calibração e gerenciamento de cores
  • Softwares para tratamento de imagens
  • Imposição
  • Sistemas de rasterização de imagens (RIP)
  • Softwares de inteligência gráfica
  • Sistemas MIS
  • Produção gráfica integrada

O que é pré-impressão e premedia?

Pré-impressão é a etapa em que se usam softwares para criação de conteúdo digital (arquivos) voltados à impressão gráfica, controle de cores, controle de custos e produção, e outras etapas que envolvem o momento antes da saída do trabalho para impressão.