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Impressão Transpromocional

De onde vem o termo Transpromo?

A impressão transpromocional, ou simplesmente impressão transpromo, começou a ser mais explorada com o advento da impressão digital, já que a produção de materiais personalizados ficou mais acessível.

A palavra transpromo vem da junção de dois termos: transacional (transação financeira) com promocional. Ou seja, no transpromo, as faturas do cartão de crédito, empresas de serviços e outras, transformam-se em um veículo de divulgação.

Nada mais lógico: se pensarmos somente no custo de envio desses impressos pelos correios, a economia é grande. Além disso, o custo de correio pode ser rateado entre diferentes verbas dentro das empresas. Outro argumento é que, aproveitando-se do uso do transpromo, é possível manter uma comunicação mais próxima ao cliente já que as faturas são correspondências que não são jogadas fora. O público receptor da mensagem precisa abrir o documento transacional e acaba sendo exposto à mensagem ali impressa.

O impresso transpromocional precisa se valer das vantagens da impressão digital, como a personalização de impressão, para prender ainda mais a atenção do público. As empresas financeiras conseguem traçar perfis bastante completos de seus clientes, adaptando a mensagem de uma forma tão particular que é possível criar uma peça publicitária para cada cliente.

A impressão transpromo ainda é sub explorada pelos anunciantes e, portanto, o mercado oferece bastante espaço para os empresários que buscam novos nichos para diversificar a atuação de sua indústria gráfica.

Em janeiro de 2007 foo publicado um documento pela americana Infotrends intitulado "The future of Mail 2006: Direct Mail, Transaction and Transpromotional Documents" que apresentou alguns dados interessantes:

- Relevância > 63% dos clientes pesquisados preferem documentos Transpromocionais

- Relacionamento > A atenção dos destinatários aumenta em 82% e os pagamentos no vencimento aumentam em 30%

Como aprimorar a mensagem no canal transpromocional?

O transpromo é um eficiente canal de vendas. Para o empresário gráfico que deseja investir nesse segmento, será necessário também fornecer uma pequena assessoria ao cliente de como tirar melhor proveito dessa ferramenta. Anote algumas dicas úteis:

- Mude o tópico da mensagem: Não comece com as mensagens de impacto tradicionais; ao invés disso, aborde o valor da comunicação transpromocioanl. O transpromo deve fazer da comunicação da empresa como um todo.

- Envolva o alto escalão de seu cliente: um diretor que entenda o valor do transpromo pode ser um grande aliado na hora de obter verba para colocar o projeto em ação e colocar o time de seu cliente para trabalhar colaborativamente.

- Comece a conversa falando sobre o valor da educação personalizada que o documento transacional oferece. A mensagem promocional tomará um rumo natural uma vez que as empresas conseguirem ver os resultados obtidos com a educação dos próprios clientes.

- Como em qualquer esforço de comunicação de marketing, certifique-se que os objetivos de negócios estão claramente especificados e adote métricas para medir o resultado obtido com a ação do transpromo.

Descubra na ExpoPrint o que o mercado gráfico mundial oferece para impressão transpromo (transpromocional) unindo o melhor da impressão transacional com a impressão digital promocional entre:

  • Impressoras jato de tinta
  • Impressoras por folha
  • Impressoras por bobina
  • Substratos
  • Consumíveis
  • Tintas
  • Opções de acabamento
  • Sistemas de gerenciamento de fluxo de trabalho
  • Softwares de layout de página

O que é transpromo?: A impressão transpromo, ou transpromocional, é um tipo de impresso, feito por meio da tecnologia digital, que reúne num mesmo layout informações transacionais e promocionais.