20 a 24 de Março, 2018 - São Paulo - SP - Brasil
Expo Center Norte - Pavilhões Azul e Branco

Público Qualificado

Tomadores de Decisão
e Empresários

Networking

Todos os profissionais
gráficos se encontram aqui

Importante

Mais de 48 mil visitantes
na edição de 2014

Impressão Offset

A impressão offset é o processo mais utilizado na impressão comercial. Além disso, a impressão offset é o padrão mais utilizado na indústria gráfica pela capacidade de imprimir em alta qualidade, conferindo ao produto final uma apresentação superior.

A impressão offset é um processo que consiste da interação entre água e gordura (a tinta offset é de consistência gordurosa). O processo de impressão offset é indireto, ou seja, a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão (blanqueta) e somente depois é passada ao papel. Por isso a matriz (chapa offset) é legível mesmo antes da impressão, diferentemente dos processos diretos onde a matriz é espelhada (texto escritos invertidos).

O processo de impressão offset:

A impressão offset passa por processos básicos, que são padrão na indústria gráfica. Pequenas variações ou ordem podem ocorrer dependendo da indústria, tipo de equipamento, etc. Os passos de impressão offset são: gravação da matriz, montagem, impressão

Gravação da chapa offset:

A matriz da impressão offset é geralmente metálica (feita de alumínio) e sensível à luz. No processo tradicional, a gravação inicia-se à partir de um fotolito (que pode ser positivo ou negativo) que é colocado sobre a chapa offset e exposto à luz para fixação da imagem. Após a exposição, a matriz é encaminhada à revelação química, semelhante ao processo de revelação fotográfica.

Montagem:

Com a chapa offset revelada, dá-se a montagem no rolo da impressora offset destinado à instalação da matriz. A chapa flexível é montada no cilindro destinado à matriz. Se o impresso for colorido, é necessário uma chapa para cada cor do processo de cromia, ou seja, no mínimo 4 chapas serão utilizadas.

Impressão:

Tanto em impressoras offset planas quanto rotativas, o sistema trabalha da mesma forma. A diferença entre eles é a entrada de papel, que pode ser feito em bobinas ou folha a folha. Os cilindros da offset conduzem a tinta e o papel em um fluxo linear. Como já mencionado, a impressão é feita de forma indireta. A tinta é transferida para a matriz e, apesar de a matriz ser completamente lisa, o pigmento adere somente à área gravada, já que a água utilizada no processo repele a tinta. A matriz transfere a tinta para o cilindro da blanqueta, feita com uma espécie de borracha, e esse cilindro transfere a imagem a ser impressa para a mídia final, que pode ser papel ou plástico (dependendo do equipamento). O processo de impressão indireta visa manter o papel seco e também prolongar a vida útil da matriz.

Existem diversos tipos de equipamento para impressão offset. As mais comuns são impressoras offset planas, que imprimem folha a folha e são amplamente utilizadas no segmento de impressão comercial; e impressoras offset rotativas, que imprimem a partir de bobinas de papel e, devido à sua configuração, permite altas velocidades de impressão.

A ExpoPrint, a maior feira da indústria gráfica da América Latina, reúne em uma mesma feira gráfica tudo o que existe de mais moderno no mundo para impressão comercial offset, incluindo:

  • Nova geração de impressoras offset
  • Impressoras digitais por folha e bobina
  • Tecnologias para você integrar e montar um fluxo de trabalho de impressão híbrida
  • Soluções para automação de impressão
  • Controle de qualidade
  • Novas ferramentas para pré-impressão

O que é impressão comercial?

Impressão comercial é composta pelo universo de produtos impressos destinados à venda direta, com alguma finalidade de conquistar e servir como alvo de compra do consumidor.