A ACTEGA, fabricante de revestimentos especiais, tintas, adesivos e compostos selantes para a indústria de impressão e embalagens, revela hoje seus compromissos estratégicos mais recentes para operar de forma mais sustentável e apoiar um futuro mais sustentável para a indústria.

A empresa está desenvolvendo e aderindo a estratégias precisas, investindo em suas instalações e P&D, além de trabalhar em conjunto em uma escala global para alcançar esta meta. O progresso mais recente foi resultado da implementação de várias iniciativas locais bem-sucedidas, da obtenção de novas certificações ambientais e do emprego de um conjunto de novas táticas que apoiarão uma economia circular.

Novas estratégias corporativas para entregar resultados de longo prazo

Com a sustentabilidade no centro dos negócios da ACTEGA, esses esforços representam um elemento impulsionador importante na abordagem da empresa para inovação e desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e metodologias.

“A indústria é e deve avançar na direção de matérias-primas mais sustentáveis para combater a mudança climática”, explica Benjamin Lux, diretor de tecnologia da ACTEGA. “Precisamos transformar cada elemento do sistema “obter-produzir-descartar” de nossas economias globais e nos perguntar como queremos gerenciar os recursos, fabricar e usar os produtos e o que pretendemos fazer com os materiais depois. Com isso em mente, detalhamos e implementamos cinco táticas fortes para levar a empresa e seus produtos para um modelo de economia circular.”

Em uma abordagem de economia circular, não há desperdício. Tudo tem um novo uso e continua dentro do ciclo do produto. As cinco táticas da ACTEGA para alcançar esse modelo são as seguintes:

Reciclar – Garantir que os produtos da ACTEGA possam contribuir, de forma eficaz e com impacto mínimo no processo de reciclagem, para os produtos finais que podem ser reciclados.

Reduzir - Investir em novas tecnologias e soluções inovadoras de produtos para reduzir os volumes de materiais e resíduos, diminuir o consumo de energia e tornar os processos mais eficientes.

Deslocar – Visar a remoção de materiais difíceis ou impossíveis de reciclar, criando soluções inovadoras de produtos e contribuindo para o desenvolvimento de melhores processos.

Substituir – Com a experiência da ACTEGA em química, formulação e aplicação, a empresa está comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e seguras que tornam os produtos do dia a dia melhores e mais sustentáveis, substituindo substâncias CMR (carcinogênicas, mutagênicas, reprotóxicas) e perigosas em formulações de produtos.

Degradar - Se os componentes individuais da embalagem não puderem ser mantidos no ciclo, a degradabilidade completa deve ser uma meta. Para atingir essa meta, a ACTEGA está formando parcerias estratégicas para desenvolver novas cadeias de suprimentos. Trabalhando com proprietários de marcas, fornecedores de matérias-primas e agências reguladoras, essa abordagem centrada em parceiros utiliza o que há de melhor e mais inovador em tecnologia e especialização atualmente.

Intimamente ligada às táticas 1, 2 e 5, uma investigação inicial de matérias-primas sobre a pegada de carbono dos produtos da ACTEGA concentrou-se em revestimentos de papel e papelão selecionados. Essas primeiras descobertas concluíram que a redução da pegada de carbono dos encadernadores nos produtos à base de água da ACTEGA pode reduzir significativamente a pegada de carbono geral dos produtos. Isso pode ser alcançado incorporando exclusivamente materiais de base biológica ou matérias-primas balanceadas com biomassa (usando tanto os componentes originais quanto uma certa quantidade de matéria-prima renovável certificada nas vias químicas existentes).

Lux continua: “Obter essa informação é apenas o primeiro passo. A ACTEGA agora está explorando exatamente como mudamos a composição deste produtos, sem comprometer sua alta qualidade ou funcionalidade reconhecida, para reduzir sua pegada de carbono. É um processo contínuo e com o qual estamos totalmente comprometidos.”

“Let’s ACT!”

As instalações individuais da ACTEGA também estão desenvolvendo e implementando vários projetos, com o intuito de aumentar as credenciais ambientais de cada local. Como parte da campanha “Let’s ACT!” dentro da empresa, as equipes estão trabalhando juntas para minimizar o impacto ambiental local. Tais iniciativas vão de investimentos significativos, como a instalação de painéis solares na ACTEGA em Vigo, Espanha, até a utilização de habilidades especializadas da equipe de Lehrte, Alemanha, para promover a biodiversidade e a natureza do local, incluindo a criação bem-sucedida de seis colônias de abelhas.

As abelhas desempenham um papel extremamente importante na saúde ambiental do planeta, mas, infelizmente, os números mundiais estão diminuindo. Na unidade da ACTEGA em Lehrte, Alemanha, dois funcionários cuidam de seis colônias de abelhas como apicultores experientes. Em um pomar vizinho, eles garantem a segurança e saúde desses animais e controlam sua reprodução. O valor para o ambiente local, devido a essas aproximadamente 30.000 abelhas por colônia, não deve ser subestimado e, claro, todos se beneficiam do mel produzido! Ele é embalado em potes de vidro, selados a vácuo com o composto livre de PVC, PROVALIN®, e o rótulo é decorado com a tecnologia de metalização sustentável, ECOLEAF®.

O projeto do painel solar na ACTEGA em Vigo, Espanha, prevê a instalação de 184 módulos fotovoltaicos, tornando possível a produção anual de 140.000 kWh de eletricidade para o consumo próprio da instalação. Isso corresponde a cerca de um décimo da demanda total de eletricidade da unidade para 2022. “Além das claras vantagens operacionais, esse investimento tem um valor estratégico real para nós e mostra nosso compromisso incondicional com um futuro mais sustentável”, explica Teresa Ramos, diretora geral da ACTEGA Artistica, Espanha.

A iniciativa de “ecologização” local em Lehrte envolveu colegas da ACTEGA em toda a empresa, associações ambientais e um arquiteto paisagista nas atividades de plantação e construção, além da contribuição para a manutenção das plantas e dos canteiros de flores ao redor do terreno. O plantio natural não só contribui para uma sustentabilidade mais ampla, mas também promove o bem-estar dos funcionários e cria um ambiente atraente, amigável e convidativo na unidade da ACTEGA para clientes, parceiros de negócios e todos os visitantes.

“A paixão coletiva da ACTEGA em cumprir nossas promessas ambientais é evidente quando você ouve histórias de sucesso locais como essas. Isso nos deixa, como equipe de gerenciamento, extremamente orgulhosos de trabalhar com colegas tão dedicados”, diz Thorsten Kröller, Presidente da Divisão ACTEGA.

“Combinando a disposição das equipes com a visão clara da liderança da ACTEGA, fico confiante de que vamos alcançar as metas de sustentabilidade da nossa empresa. É crucial avaliar continuamente nossos processos, produtos e operações, para depois implementar novas estratégias em prol da melhoria a sustentabilidade em todos esses aspectos. Para nós, também é importante sermos transparentes em relação à nossa jornada rumo às metas estabelecidas. Assim, demonstramos nosso compromisso com esses objetivos, e também ajudamos os clientes e colegas do setor a embarcar em projetos semelhantes e trabalhar para um futuro mais sustentável para todos.”