News

Gallus: o futuro da conversão híbrida
24Sep/25

Gallus: o futuro da conversão híbrida

A Gallus, subsidiária da Heidelberg, vem aumentando sua participação no Brasil e no mercado global de rótulos. Sua atuação vem se destacando pelo posicionamento híbrido, com forte atuação no digital mas atuando com módulos como flexo e acabamento diverso.

Para entender melhor a atuação da Gallus e as surpresas que estarão separando para a ExpoPrint & ConverFlexo 2026, conversamos com Rodrigo Yamaguchi, supervisor de produto da Gallus no Brasil.

Aproveite para fazer a sua credencial gratuita de visitante: www.expoprint.com.br/pt/visite/not

Confira a entrevista:

O quanto o know-how em banda estreita da Gallus ajudou no desenvolvimento da Gallus One?

O know-how histórico da Gallus está em cada elemento da Gallus One e seus desdobramentos de desenvolvimento. Iniciamos pelo fato de se tratar da única impressora digital banda estreita que é de fato híbrida por completo, sem integração de nenhum terceiro no processo, compartilhando a mesma plataforma operacional que a linha Labelmaster.

Isso permite à Gallus One operar com a robustez da linha Labelmaster, adicionando ao conceito de modularidade, a opção digital. Dessa forma, a Gallus One conta com a fácil integração de todos os módulos Labelmaster, como flexo, corte e vinco, serigrafia, cold foil, hot foil e corte em folhas entre outras operações possíveis.

Quais os mais recentes avanços na impressão banda estreita da Gallus?

Recentemente, a Gallus apresentou o sistema MatteJet, que permite a aplicação de acabamento matte em linha, através de uma funcionalidade da Gallus One, sem necessidade de aplicação de um verniz ou qualquer outro elemento adicional ao rótulo impresso. A inovação vai ao encontro das aplicações premium e atende a demandas de sustentabilidade por atingir o resultado matte sem a adição de componentes adicionais ao processo.

Quais os benefícios da impressão digital inkjet UV?

A impressão inkjet UV se apresenta como opção de altíssima qualidade de impressão, com custo de produção que se destaca no segmento digital, além de atingir os mais altos níveis produtivos desse segmento.

A combinação faz com que o inkjet venha crescendo em participação no mercado digital, e ao mesmo tempo apoiando o crescimento do digital como um todo, por elevar o ponto de equilíbrio quando comparado à impressão flexo convencional, permitindo que convertedores de rótulos, etiquetas e embalagens possam atender a diversidade de SKUs (e consequente redução dos pedidos mínimos), de maneira rentável e sustentável.

O convertedor brasileiro vem conseguindo enxergar a importância de se ter um parque híbrido de conversão, com tecnologias flexo e digital?

Sim, o digital já superou a barreira inicial de entrada no mercado, que envolvia questões técnicas e de confiabilidade, sendo que a migração ou integração do digital no fluxo produtivo passa mais por um exercício de cálculo financeiro, e as calculadoras de TCO (custo total de propriedade) do equipamento mostram claramente o ponto de inflexão onde o digital passa a ser mais vantajoso financeiramente.

Qual o perfil do convertedor que vem adquirindo ou se interessando pela Gallus One? 

Em termos gerais, o cliente Gallus One é historicamente flexo e que veio monitorando a chegada e ascensão tecnológica das impressoras digitais e, nesse momento, entende que o perfil de número de SKUs e volume por cada um deles, permite a adição de uma unidade digital ao seu parque fabril.

Porém, hoje há empresas dedicadas 100% à impressão digital, então nessas aplicações onde a empresa já opera 100% em modelo digital, a Gallus One traz sua característica única de operação totalmente híbrida, o que traz uma segurança estratégica para a utilização desse equipamento, em função da infinidade de operações que passam a ser possíveis em linha, além da confiabilidade do conjunto Gallus e Heidelberg, em termos de serviço técnico em geral.

Quais indústrias estão demandando por soluções de impressão digital de rótulos?

Segmentos que, ao mesmo tempo, têm alta demanda por qualidade, mas passaram por um processo de diversificação de números de SKUs e consequente redução dos lotes mínimos são os que mais se beneficiam e demandam sistemas de impressão digitais e híbridos como a Gallus One. Dentre eles, podemos citar os segmentos de bebidas, cosméticos, saúde e alimentício. A ascensão de processos como in mold label também alavancou a demanda por impressão digital.

Pensando no embelezamento do impresso, o que o digital da Gallus pode fazer hoje?

A Gallus One, por se tratar de um equipamento híbrido, permite a integração de embelezamentos tanto digitais quanto convencionais. Dessa forma, uma Gallus One pode trabalhar com unidades de embelezamento digital que farão a aplicação de vernizes localizados (fosco, branco, prata e ouro, por exemplo) de maneira digital e ainda assim integrar operações de cold foil e hot foil de maneira convencional ao processo, sem que haja qualquer perda de produtividade.

Qual o posicionamento da Gallus no Brasil hoje e quais os planos futuros?

A Gallus no Brasil se mantém como referência em equipamento de altíssima performance, atingindo números reais de produção inigualáveis e contando com linhas de equipamentos únicos, dedicados para mercados de segurança e de alto valor agregado, onde a Gallus se mantém como referência no segmento.

Em linha com as atuais demandas e tendências de mercado, a Gallus traz um foco nas linhas Gallus One e Labelmaster, referências em alta performance de impressão flexo e digital. A alta modularidade e o fato de serem sistemas híbridos entre si (flexo e digital) permitem a configuração de equipamento totalmente customizado à cada aplicação do cliente.

Em termos de serviço técnico, a linha de equipamentos Gallus se beneficia da estrutura Heidelberg do Brasil, reconhecida por ser referência em serviços técnicos no mercado gráfico, trazendo para a linha flexo a capacidade não somente de instalar, treinar e prestar manutenção nos equipamentos, mas também contando com uma estrutura de Performance, que é o serviço pós-venda dedicado à flexo.

Ela permite ao nosso cliente ter um suporte contínuo, visando não somente a alta performance dos equipamentos Gallus, mas de todos os periféricos que suportam a operação do cliente. Dessa maneira, nossa consultoria de Performance garante ao nosso cliente extrair todo o potencial de sua operação de impressão como um todo.

Falando em ExpoPrint & ConverFlexo, o que podemos esperar para ver em embalagens pensando em Heidelberg / Gallus?

Para os próximos eventos locais a Gallus deve seguir em linha com a tendência de adição de operações digitais e híbridas de impressão, apresentando ao mercado nacional a linha Gallus One, que traz em sua base a impressão digital, porém sendo a única solução de um único fabricante que permite total integração com operações flexo, serigrafia rotativa, cold/hot foil, laminação, corte e vinco e saída em folhas, entre outras funcionalidades.

Revolution of your Business is here!