A impressão promocional tem como objetivo promover o produto ou serviço de uma empresa, profissional ou iniciativa. É uma peça fundamental em qualquer campanha de marketing e segue moderna e com amplo espaço para que o publicitário explore toda sua criatividade. Na ExpoPrint Latin America 2018, será possível ver o que os fabricantes de equipamentos, suprimentos e soluções de impressão oferecem para este mercado seguir transmitindo sua mensagem da forma mais eficiente possível.

São folhetos, folders, cartazes, calendários, adesivos, cartões de visita e uma infinidade de peças impressas para elevar o nome do que se quer promover. Há também objetos dentro do mercado de brindes que, quando impressos, levam o nome de sua empresa/produto ao seu cliente de uma forma mais direta e por mais tempo, como canetas, chaveiros, pen drive, canecas e muitos outros que podem ser personalizados graças às tecnologias atuais.

A Two Sides, entidade que luta pela defesa do papel, divulgou neste mês de outubro uma pesquisa internacional - com forte participação do Brasil - trazendo informações que reforçam em números a credibilidade única do impresso. Somadas às extensas capacidades criativas que o impresso possibilita, chega-se ao resultado do promocional como um segmento interessante a se observar.

A pesquisa revelou que os consumidores têm uma percepção negativa da publicidade on-line. 68% dos entrevistados globais dizem que não prestam atenção aos anúncios on-line e 62% os acham irritantes e geralmente não relevantes. 57% dos entrevistados procuram bloquear ou evitar esse tipo de anúncios.

Os números específicos do Brasil também trazem novas percepções em relação a mensagens publicitárias impressas. Pesquisa realizada pela empresa independente Toluna, por solicitação da Two Sides, em junho de 2017, entrevistou 1040 pessoas no Brasil.

Apesar de 45% dos respondentes lerem emails promocionais diariamente e 66% realizarem buscas e compras a partir de algum dispositivo eletrônico, a maioria concorda que gosta de receber malas diretas impressas personalizadas ou folhetos promocionais impressos em suas residências (63% e 58% respectivamente). Somado a isso, 56% simplesmente não confiam em muitas das propagandas online e 46% fazem o possível para bloquear propagandas online.

Outras pesquisas reforçam que o impresso traz confiança e os melhores resultados. Pesquisa divulgada no início deste ano pela Posigraf feita em seis capitais brasileiras aponta que o impresso é utilizado por 84% dos consumidores no processo de decisão de compra, sendo uma das melhores formas de divulgação de preços, produtos e serviços.

O levantamento da Posigraf trouxe ainda que 66% dos entrevistados foram até a loja após ver a propaganda no meio de comunicação impresso que, por sua vez, influenciou 61% a realizarem a compra. Tal influência é maior que a internet (38%) e TV (59%).

Em relação à fonte de informações para a compra de bens duráveis, os anúncios foram consultados por 80% das pessoas entrevistadas e 48% efetuou a compra após ter visto o produto em um impresso publicitário. A pesquisa brasileira resume que, em relação a bens duráveis, 8 em cada 10 consumidores usaram impressos promocionais ao menos uma vez ao mês para se informar sobre produtos, preços e promoções. O impresso promocional tem como valor a exposição clara dos preços (grandes e visíveis).

Nos Estados Unidos, a MarketingSherpa fez um estudo parecido que também trouxe resultados pró-impressão comercial. Cerca de 82% dos norte-americanos confiam nas informações dos anúncios impressos no momento da decisão de compra. Nenhum meio digital tem resultado superior. Outro dado, desta vez publicado no artigo “Print Marketing is Still Not Dead”, da AllBusiness Networks, traz que 56% de todos os consumidores acreditam em marketing impresso mais do que qualquer outro método de publicidade.

Credibilidade

A credibilidade é ponto forte no impresso, e com o impresso promocional não é diferente. Uma pesquisa dos Correios, realizada na cidade de São Paulo, mostrou que a maioria dos 2.400 entrevistados confia mais nos folhetos e malas diretas do que em qualquer outra mídia como forma de comunicação. Esta é a preferência de 26,3% dos depoentes. Seguem-se: rádio e TV (25%), jornais e revistas (16,7%), divulgação na internet (14,4%) e e-mails (14,1%).

Outro estudo, este divulgado pela Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset), com caráter nacional, com 1.027 pessoas, 31 agências de publicidade e 100 empresas varejistas teve entre suas conclusões que quando quer se informar sobre algum produto, a maioria da população (56%) vai diretamente ao ponto de venda; outros 37% informam-se por meio de folhetos. A pesquisa também demonstra que 100% das agências de publicidade recomendam a propaganda em folhetos e que 88% dos varejistas aderem a essa modalidade.

Os sentidos também estão presentes na impressão promocional. Já foi demonstrado que "quando marcas apelam para mais do que três sentidos, a eficiência de publicidade aumentará em 70%”, de acordo com Martin Lindstrom, autor de Brand Sense. Ativar os sentidos do receptor é levar a ele uma nova experiência, é ativar memórias e leva-lo à aquisição pela emoção. O material impresso permanece mais tempo com o comprador - como um calendário ou um pen drive, por exemplo, e não é eliminado em um clique.

Para acompanhar o que a impressão promocional oferece em opções de equipamentos para as mais diferentes tiragens, das mais personalizadas até as maiores, além da enorme possibilidade de insumos, tintas, substratos, a ExpoPrint Latin America é o local ideal. Os expositores vão trazer aplicações especiais em impressos e também a capacidade destes se integrarem com o mundo digital, como o QR-Code e Realidade Aumentada.

Será também o espaço para conversar com os fornecedores do mercado e também com outros gráficos e debater o horizonte da impressão promocional. Cadastre-se para visitar gratuitamente a ExpoPrint Latin America 2018: expoprint.com.br/visite.