A Kodak, líder mundial no desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis, anunciou hoje um recorde de 14 vencedores de seu Prêmio Chapas “Sonora Green Leaf Award 2017”, quase o dobro do número de premiados em 2016.

O programa, que está em sua quarta edição e continua a crescer, visa reconhecer gráficas de todo o mundo cujos produtos, serviços e operações sejam um exemplo de iniciativas operacionais sólidas para redução do impacto sobre o meio ambiente.

Os vencedores da premiação neste ano foram Alcom Printing Group (Estados Unidos), Mitchell Press Ltd. (Canadá), Drukerei Lokay (Alemanha), School Lane Colour Press (Reino Unido), Litotec S.A. (Equador), Cartocor S.A. (Argentina), Southern Colour Print (Nova Zelândia), Colour King (África do Sul), Zühal Ofset (Turquia), ASCON CO., LTD. (Japão), Hongbo Co., Ltd. (China), Golden Cup Printing Co., Ltd. (China), Changsung P&T Co., Ltd (Coreia), e Vivar Printing Sdn Bnd (Malásia).

Todas essas gráficas dedicaram-se para participar da premiação, e preencheram uma série de requesitos que comprovam ações que estão sendo implementadas em suas comunidades para torná-las mais sustentáveis: criação de metas de desempenho ambiental, monitoramento e economia de água e energia, políticas de reciclagem, uso de equipamentos e materiais que consomem menos energia e que são mais ecológicos etc. Todas essas empresas também usam atualmente as chapas KODAK SONORA livres de processamento, a qual as posiciona na vanguarda de seus respectivos mercados no que tange ao uso de uma tecnologia que reduz o impacto ambiental.

Richard Rindo, gerente geral de vendas mundiais da Divisão de Sistemas de Impressão, e vice-presidente da Eastman Kodak, expressou seu orgulho a esse grupo de vencedores.

“Está claro que o uso de soluções de negócios sustentáveis por parte da indústria de impressão não se trata somente de uma boa administração ambiental, mas também de manter e fazer crescer os negócios de cada gráfica”, disse. “O uso das chapas SONORA é somente um dos passos na utilização contínua de soluções e materiais que respeitem o meio ambiente e que agreguem gestão ao ambiente empresarial limpo e saudável.”

Cabe destacar que o premio leva o nome das chapas KODAK SONORA livres de processamento, reconhecidas mundialmente por oferecer grandes benefícios ambientais e econômicos para os clientes, sem comprometer a qualidade e rendimento. As chapas SONORA eliminam a fase de processamento, etapa que requer substâncias químicas, água e consumo de energia, e que gera detritos. Os volumes de chapas SONORA continuam a crescer em 2017, à medida que a indústria amplia sua demanda por soluções para um processo de impressão mais limpo.

Levando-se em consideração tanto o crescimento econômico, como a sustentabilidade ambiental como fatores de investimento estratégico para os gráficos, a Kodak prevê que essa tendência continuará, e antecipa que as chapas sem processamento representarão 30% do volume de chapas da companhia para 2019.