A Ricoh Brasil planeja intensificar sua atuação no segmento de impressão digital em grandes volumes em todo país. Para o diretor da Ricoh Brasil, Manfredo Prange, as novas tecnologias aplicadas em equipamentos é uma tendência no mercado brasileiro. Segundo o executivo, produzir de maneira personalizada em pequenas tiragens e com prazo curto torna uma gráfica mais competitiva.

“É um novo mercado, que abre portas para que o gráfico offset entre em diferentes linhas de negócios e busque alternativas. Esta demanda por conteúdos variáveis e menores tiragens revoluciona o mercado tradicional. Temos que nos preparar para aproveitar o momento, transformando demandas em oportunidades de negócios”, ressalta o diretor da fabricante japonesa.

A Ricoh conta com uma série de soluções direcionadas para o segmento. Em 2013, foi instalada no Brasil a primeira impressora IP 5000 de bobina, alto volume, inkjet full color. “Hoje contamos com 14 dessas máquinas no país, que já imprimiram mais de um bilhão de páginas A4. Outro exemplo, também em operação em uma empresa brasileira, é a VC 60000 Full Color, indicada para mercados promocionais com marketing de precisão, como malas-diretas e produtos editoriais customizados, como revistas, livros e catálogos”, explica o executivo.