A dois anos de sua abertura, a ExpoPrint Latin America 2014 (16 a 22 de julho, no Transamérica Expo Center, São Paulo) já conta com 70% de seus stands comercializados. O evento, maior do setor gráfico na América Latina e o quinto em escala mundial, representará mais uma vez o vigor das economias latino-americanas, em especial a do Brasil.
 
Ao contrário das duas primeiras edições (2006 e 2010), quando o evento contou com cinco pavilhões, a edição 2014 terá sete pavilhões, com mais de 100 empresas confirmadas, o que já totaliza quase 250 marcas para diferentes aplicações de pré-impressão, impressão, impressão digital, acabamento e gestão gráfica.
 
“Nunca houve, no circuito de eventos gráficos na América Latina, uma feira profissional e com a repercussão mundial que tem a ExpoPrint. Também é inédito o fato de termos, há a dois anos da abertura, 70% dos stands comercializados, e a presença assegurada de todas as principais fabricantes mundiais de soluções gráficas. Se 2010 foi o ano da consagração da ExpoPrint, em 2014 certamente superaremos todas as nossas expectativas”, disse Sandra Keese, diretora da APS Feiras e Eventos, que organiza a ExpoPrint Latin America 2014, que conta, ainda, com realização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica).
 
Negócios e Drupa – Outra expectativa positiva para a ExpoPrint Latin America 2014 é o volume de negócios fechados na feira, que deve ser recorde. Desde 2010, países como Brasil, China, Índia, África do Sul e do Sudeste Asiático têm se destacado no montante de negócios mundiais das grandes fabricantes de equipamentos. Nos últimos dois anos, vários países da América Latina também surpreenderam, entre eles, o Brasil (que detém cerca de 80% dos negócios da região), Chile, Colômbia, Peru, México e Argentina.
Sendo assim, segundo Sandra Keese, a expectativa é de que sejam superados os US$ 300 milhões fechados nos 7 dias de feira em 2010.
 
“Certamente, superaremos essa marca, e terminaremos 2014 entre as cinco maiores feiras mundiais novamente”, disse Sandra.
Na Drupa 2012 (3 a 16 de maio, Düsseldorf, Alemanha), a APS e a Afeigraf estarão presentes com stand (EN1-03) e organizando um dia para recepção de jornalistas, fabricantes de equipamentos e insumos e visitantes latino-americanos para apresentar a ExpoPrint Latin America 2014 e outros eventos que marcarão o cenário gráfico da América Latina. A reunião acontecerá no dia 5, sábado, às 15h, na sala 28 – CCD Sul, da Messe Düsseldorf.
 
Para Karl Klökler, presidente da Afeigraf e diretor da ExpoPrint Latin America 2014, a Drupa confirmará a visibilidade internacional da marca ExpoPrint. “Em todo o mundo gráfico, e principalmente nas Américas, quando se vê ou ouve a marca ExpoPrint, sabe-se que se refere ao maior evento gráfico da América Latina e um dos maiores do mundo. Na Drupa, queremos apresentar nosso projeto para a ExpoPrint Latin America 2014, que estará maior e, certamente, superará todo o sucesso da edição de 2010”, disse Karl.