
Certamente toda vez que você vai ao supermercado encontra um produto novo e se impressiona com sua embalagem ou com seu rótulo. Seja pela forma, pela cor ou pelos gráficos da impressão de embalagem, aquilo prende sua atenção e pode até te fazer comprar aquele produto.
Com a impressão digital, o desafio de alcançar o design perfeito para uma embalagem foi muito facilitado. Agora é possível testar, prototipar, errar, até encontrar o arquivo perfeito.
Com a possibilidade das pequenas tiragens, impressões sob demanda e personalização máxima, inclusive com uso de dados variáveis, a impressão digital vai te ajudar a surpreender seu cliente.
A ideia é não só você imprimir o arquivo de embalagem de seu cliente, como oferecer o protótipo pronto, para que ele apenas personalize sua informação. Isso te fará ganhar muitos mercados. Porém, alguns pontos devem ser levados em consideração:
- Proteção:
A embalagem, acima de tudo, precisa proteger o produto embalado. Então a construção da embalagem precisa oferecer a resistência necessária para que o produto possa ser transportado para o estabelecimento comercial e/ou para a casa do cliente final. Então é preciso estudar os substratos e suas composições.
- Regulação:
Se a embalagem ou o rótulo tiver algum tipo de contato com o que há dentro, especialmente em caso de alimentos e produtos de higiene, o substrato e também a impressão precisam estar de acordo com as normas vigentes no país. Inclusive a Anvisa está com novas regras no Brasil que o design precisa ficar atento - e o impressor precisa saber.
- Formas:
O formato da embalagem pode ser seu grande diferencial. Hoje há uma série de acabamentos para quem for imprimir, especialmente em substratos como papel cartão, com dobra, vinco e capacidade de fazer uma caixa nos mais diferentes formatos. Estude as formas e encante seu cliente. Lembrando que a embalagem precisa ser funcional, ou seja, antes de tudo servir ao seu propósito!
- Unboxing:
As formas podem ter relação direta com o "unboxing", a experiência de abrir a embalagem. Se for uma bela embalagem diferencial, a chance da pessoal filmar a abertura desta embalagem e postar nas redes sociais é enorme, trazendo uma publicidade gratuita para o produto. Ofereça isso ao cliente.
- Packvertising:
Outro pensamento que você pode transmitir ao seu cliente é a possibilidade de fazer propaganda dentro da própria caixa. As caixas podem ter elementos impressos em suas partes externas e internas (sempre pensando na migração de tinta dependendo do produto). Isso é um diferencial enorme que deve ser passado ao cliente. Pode ser a propaganda de outro produto, instruções para esse ou uma caixa que se transforma em um jogo.
- Cores:
A impressão digital também te dá a chance de abusar das cores. Hoje, dependendo do substrato, você pode usar cores como neon e fluorescente, além de prata, ouro e abusar do branco - dependendo da tecnologia; isso faz da embalagem um produto premium e com muito mais valor agregado.
- Sustentabilidade:
O cliente exige hoje embalagens que respeitem o meio ambiente e tenham aspectos sustentáveis em sua composição, como nos substratos usados. Por isso você precisa mostrar ao seu cliente essas opções - porque certamente eles vão te pedir.
Com estes pontos em mentes, seja você uma pequena ou grande empresa de impressão, você conseguirá oferecer uma embalagem ao cliente que seja bela, funcional e eficiente!
Revolution of your Business is here!