ACTEGA vai levar portfólio diverso para as mais distintas demandas do profissional da impressão na ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022

 

A ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022 é uma feira que chama a atenção pela diversidades de soluções que oferece aos profissionais do setor. A reunião dos players nacionais e globais faz com que o visitante consiga visualizar as melhores soluções para o seu negócio.

Muitas das empresas expositoras possuem um portfólio para diferentes segmentos. É o caso da ACTEGA, que oferece suas linhas de tintas tanto para Papel & Cartão, Embalagem Flexível e outros mercados, e também em diferentes processos. Porque este é o objetivo do maior evento de impressão das Américas: combinar todas as soluções e todos os mercados em um só lugar.

Conversamos com Andrei Sotkeviciene, diretor Geral da ACTEGA do Brasil, resume o que o visitante verá na feira:

Qual a expectativa para a exposição da ACTEGA na ExpoPrint 2022?

Para nossa linha de negócios Paper & Board, exploraremos as inovações em vernizes de barreira, vernizes especiais e tintas LED. Adicionalmente, apresentaremos nosso modelo de negócios para tintas convencionais recentemente aprimorado por meio de investimentos em maquinário e automação. Já para Flexible Packaging, demonstraremos como a ACTEGA tem se dedicado a atender cada vez mais ao mercado de impressão digital, por meio de nosso portfólio de primers e vernizes da linha ACTDigi®, além de nossas soluções para rótulos Shrink Sleeve. Em conjunto, apresentaremos nossos vernizes de barreira para substituição do plástico em embalagens flexíveis, alinhados ao conceito global de sustentabilidade da ACTEGA.

Quais os investimentos estão sendo realizados pela empresa em se tratando de novas tecnologias, soluções e possibilidade de aplicações para o mercado?

Temos realizado diversos investimentos para aprimorar nossa capacidade de produção em diferentes linhas de produtos. Alguns destes investimentos são a aquisição de dosadora automática de tintas offset convencionais, novos dispersores e moinho de esferas para tintas, além de equipamentos de otimização de envase e rotulagem. Em termos de produtos, temos buscado aprimorar o desenvolvimento de tintas UV LED, tintas para latas de bebidas com efeitos diferenciados, vernizes especiais (à base de água, UV e à base de solvente) e barreiras para água, vapor e gordura. Além dos esforços locais, a ACTEGA do Brasil está em constante busca por novas tecnologias por meio do intercâmbio de conhecimento entre as entidades do grupo ao redor do globo.

Qual a estrutura da ACTEGA atualmente no Brasil?

Atualmente a ACTEGA do Brasil opera em 2 fábricas, localizadas em Araçariguama e Santana de Parnaíba. Estas duas plantas abrigam atividades fabris e de P&D para os mercados de embalagens metálicas, embalagens flexíveis e embalagens de papel & cartão. Cada linha de negócio mencionada, bem como cada grupo de tecnologia (tintas, vernizes e adesivos para substratos permeáveis, e vernizes e adesivos para substratos não permeáveis) possui no Brasil um gestor dedicado responsável pela área.

Qual a importância do mercado de metalgrafia para a ACTEGA e como a empresa atua dentro dele?

O segmento metalgráfico é atualmente o mais expressivo para a ACTEGA do Brasil em termos de volume e receita. Somos líderes de mercado e oferecemos soluções em tintas, vernizes, esmaltes, vedantes e compostos selantes.

Em 1º de Julho de 2020 a ACTEGA inaugurou uma nova divisão de negócios denominada Metal Packaging Solutions (MPS) com o objetivo de explorar sinergias em seu portfólio de produtos, oferecendo serviços de excelência ao mercado que está constantemente em mudança a respeito de sustentabilidade, regulações, eficiência de processos e operações globais. A linha de negócios MPS compreende 7 subsidiárias presentes nos continentes Americano e Europeu, sendo a ACTEGA do Brasil representada por suas plantas de Araçariguama e Santana de Parnaíba, no estado de São Paulo.

A ACTEGA possui um trabalho intenso de R&D para o desenvolvimento de novas soluções, especialmente pensando no lado da sustentabilidade e de segurança em embalagens de alimentos?

Sim, possuímos e em diferentes segmentos. Para embalagens de Papel & Cartão, lançamos em outubro do último ano a marca de produtos ACTGreen®.

O conceito de ACTGreen® está diretamente ligado à sustentabilidade. A marca inclui não somente produtos com materiais de origem renovável em sua formulação, mas também produtos que permitem a substituição de produtos menos sustentáveis na cadeia de produção. Assim, nossa linha de vernizes de barreira compõe o portfólio ACTGreen® por substituir plásticos em diversas aplicações.

Para Embalagens Metálicas, a ACTEGA é hoje a maior fornecedora e fomentadora de revestimentos UV no Brasil e, com isso, contribuímos com a redução de compostos orgânicos voláteis (VOC) lançados no meio ambiente.

ExpoPrint & ConverExpo Latin America 2022

A ExpoPrint & ConverExpo Latin America é o maior evento de impressão das Américas e sua próxima edição acontece de 5 a 9 de abril de 2022 no Pavilhão Verde do Expo Center Norte. A feira vai reunir empresas do Brasil e de todas as partes do mundo levando soluções para todos os segmentos de impressão. A credencial de visitante é gratuita e pode ser feita de forma antecipada em: www.expoprint.com.br/visitar.