Um grupo de 15 alunos do Campus Curitiba do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná – visitou a fábrica da AMPLA Impressoras Digitais. Coordenado pela Professora Waleska Pacheco, o grupo foi recebido pelo Diretor de Negócios e sócio da AMPLA e Presidente da CSMEG – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos da ABIMAQ, Ricardo Augusto Lie, dentro do programa “Portas Abertas”. Esta é a segunda turma da UTFPR a visitar a AMPLA, que recebeu o primeiro grupo de alunos, também do curso de Tecnologia em Design Gráfico, no dia 17 de abril de 2017.

A Professora Waleska Pacheco, que coordenou e acompanhou os alunos durante a visita, afirma: “As visitas técnicas são sempre enriquecedoras, principalmente quando eles conseguem visualizar o processo de produção completo, como no caso da AMPLA, onde há o contato desde a fabricação do equipamento até vê-lo em funcionamento. Isto ajuda os alunos a entender melhor o que foi transmitido em sala de aula de forma teórica”.

A visita à única fabricante da América Latina no mercado de equipamentos de impressão digital foi uma atividade da disciplina Produção Gráfica 2, onde são vistos processos de impressão e acabamentos gráficos em diversos substratos. Ricardo Lie iniciou a programação realizando uma apresentação sobre a história da empresa e dos equipamentos que são desenvolvidos pela AMPLA, contextualizando a fabricante nacional no cenário brasileiro e global. Além disso, os alunos conferiram o showroom com equipamentos da empresa.

O aluno Christian Vinicius Bazyl De Franca, afirma: “A visita à AMPLA foi muito interessante, é um pedaço do mercado com o qual não estamos acostumados a conviver e visitar e, por isso, entender como os equipamentos funcionam e como são projetados foi muito importante e enriquecedor para nossas futuras carreiras. Ver as impressoras funcionando no showroom foi uma ótima experiência. Além disso, aprender sobre as filosofias e ferramentas de produtividade de uma empresa do tamanho da AMPLA foi muito bom. E essa experiência ficou ainda melhor graças aos profissionais extremamente simpáticos e receptivos que nos receberam e nos deixaram super à vontade e tiraram todas as nossas dúvidas. Tudo o que aprendemos na visita, tanto sobre os equipamentos em si quanto sobre o funcionamento de uma empresa desse porte, fez com que entendêssemos muito melhor como funciona esse mercado e são informações que eu, com certeza, vou guardar comigo por muito tempo.”

“Agradeço, em nome da UTFPR, a oportunidade de participar do programa "Portas Abertas" da AMPLA. Tenho convicção de que a realização de visitas técnicas como essas, onde os alunos conseguem entender e visualizar como uma indústria funciona e vislumbrar novas possibilidades de atuação do Designer, enriquecem a carreira destes futuros profissionais”, declara a Professora Waleska Pacheco, que completa: “Como professora e profissional da área, julgo extremamente importante e necessário que haja esta interação dos alunos com a indústria antes do término da graduação, pois este contato faz com eles consigam assimilar melhor o conteúdo visto em sala e, principalmente, comecem a entender as demandas do mercado de trabalho. Tudo isso contribuirá para torná-los profissionais mais completos e preparados para as diversas facetas do mercado” .