As demandas atuais de impressão mostram um cenário de aumento de pedidos com tiragens menores. Esta é uma realidade por conta das campanhas mais customizadas no setor promocional e na variedade de produtos nas embalagens e rótulos.

Para se adaptar a essas necessidades, a impressão digital é uma aliada. As empresas que integraram as tecnologias analógica e digital estão saindo na frente e alcançando os melhores clientes e oportunidades.

No Congresso Internacional de Tecnologia Gráfica, que acontece em 23, 24 e 25 de novembro, o especialista Fernando Bortolim tratará na palestra “Impressão digital: estado da arte e tendências” como a tecnologia evoluiu e como ela se integra em um parque gráfico.

Conversamos com o especialista para entender mais sobre o tópico, confira:

Quais os benefícios sustentáveis da impressão digital?

A Impressão Digital (ID) permite à gráfica reduzir ou eliminar o uso de muitos insumos que serão descartados da qual são prejudiciais à sustentabilidade, como as matrizes de impressão em fotopolímeros, dupla-face ou chapas de offset.

As gravações destas mesmas matizes necessitam de solventes e processos que geram descartes. Além disso, estes processos consomem energia e desperdício. A impressão digital elimina este processo.

O desperdício de substrato, tinta na máquina e solventes de limpeza em impressoras analógicas são relativamente altos. Na impressão digital este desperdício é mínimo. O consumo de energia das impressoras digitais são menores em geral e o espaço ocupado são menores.

O quanto o digital ajuda a atender as principais demandas da sociedade atual?

A impressão digital permite entregar material impresso com muito maior agilidade atendendo de forma mais conveniente a necessidade da sociedade atual.

Permite atender com qualidade máxima e flexibilidade pedidos pequenos e médios atendendo a necessidade de grandes empresas que tinham dificuldade para estes tamanhos de lote e principalmente para as pequenas e médias empresas (que são a maioria no mercado) passando a ter melhor atendimento por esta tecnologia e diminuindo o gap de qualidade na apresentação de suas embalagens em relação às grades marcas.

A impressão digital permite flexibilizar ao extremo companhas específicas de produtos e marcas e viabiliza a personalização de produtos por região, estabelecimento, por cliente, por evento, etc.

A impressão digital permite diminuir o custo viabilizando os lotes pequenos e médios das quais ajuda muito lançamentos de produtos, mockups, testes de mercado, etc. Permite dar mais liberdade à criação de artes e permitir novas apresentações das embalagens, produtos impressos em geral. E melhora a padronização de cores e qualidade nos impressos.

O quão relevante é conseguir integrar analógico/digital?

Muitas gráficas atuais da qual já tem expertise e estão consolidadas nos sistemas analógicos devem integrar o sistema digital para complementar e otimizar sua linha de produção e, assim, aumentar o portfólio de produtos atendendo melhor as necessidade de seus clientes e expandir sua carteira.