A 6ª edição do Projeto Gráfico do Futuro – Aliança 360 entre as empresas Artience Toyo Ink do Brasil, ECO3, Koenig & Bauer e Klabin contou com a participação de 100 pessoas na cidade de Porto Alegre. O evento recebeu líderes e empresários das maiores gráficas da região.

As apresentações foram pautadas em performance, sustentabilidade, redução de desperdícios e investimentos, com tendências que direcionam a indústria gráfica e são cada vez mais exigidas pelos clientes e indústrias.

Tintas

Andre Nato, gerente comercial Latam da Artience Toyo Ink do Brasil, trouxe o tema “Tecnologia das Cores” mostrando a importância da tinta no processo de produção.

“Como player global de tintas, a Artience Toyo enxerga evolução na demanda por embalagens sustentáveis que possam ser facilmente recicladas ou reutilizadas. Nesse caminho da sustentabilidade, as tintas têm responsabilidade maior afinal exercem, sim, um papel na segurança do consumidor não somente pela parte biológica e ecológica, mas também pela importância da comunicação através das cores. Sabemos que as cores são importantes para os donos de marcas, então é fundamental aperfeiçoar a digitalização no tratamento da cor, aumentando a produtividade e o acerto na aprovação de cores especiais”, disse o profissional da Artience Toyo Ink do Brasil.

Papel

Andre De Marco, gerente de desenvolvimento de produto e mercado da Klabin, falou de “Mercado de Cartões: Projeções e Tendências”.

O executivo enfatizou o empenho da empresa em buscar soluções cada vez mais sustentáveis e, consequentemente, acompanhar a evolução dos pilares ESG. A Klabin consolida espaço em negociações internacionais devido à atenção que investe no quesito emissão de CO2.

De acordo com informações da fabricante, o investimento em pesquisa e desenvolvimento de tecnologias de baixo carbono permitiram reduzir em 68% a emissão de CO2 equivalente por tonelada de produto gerado entre 2003 e 2022.

“Associada à questão sustentável, vale acompanhar de perto também todas as possibilidades de impressão, destaque no ponto de venda e proteção em toda a cadeia que o papel-cartão oferece. Em resumo, nossos cartões se transformam em embalagens inovadoras e sustentáveis por serem recicláveis, compostáveis e biodegradáveis. É notória uma tendência mundial, motivada pelos próprios consumidores que por consequência cobram das empresas a oferta de soluções mais sustentáveis, como é o caso do papel-cartão”, analisou De Marco.

Impressora

Rodrigo Gomes, executivo de vendas da Koenig & Bauer, falou de “Performance e Produtividade” das máquinas da Koenig & Bauer. Ao destacar recursos tecnológicos que podem ser embarcados nas impressoras, Gomes ressaltou a eficiência da Câmera Qualitronic Color Control que tem a capacidade de fazer a inspeção automatizada de todas as folhas.

“É um recurso que eleva a performance e amplia a produtividade da gráfica. Agora vamos pensar nessa tecnologia em parceria com um gerenciamento de cores exclusivo ancorado em uma plataforma Rapida que está consolidada mundialmente. Com muito investimento e aprendizado, a Koenig & Bauer aprendeu a liderar mercados, estamos falando de uma empresa que tem a capacidade de fornecer máquinas que imprimem papelão ondulado, papel moeda, metal e até vidro. Um dado que muita gente sabe, mas é sempre bom lembrar é que a Koenig & Bauer também lidera mundialmente a impressão de papel moeda, sendo considerada a maior fabricante de impressoras industriais do mundo”, disse Gomes.

Gerenciamento

Para gerenciar o fluxo de informação e levar para a chapa o arquivo correto, Vlamir Marafiotti, gerente de produtos, tecnologia e marketing da ECO3, convidou o público a pensar sobre “Tendências da Indústria Gráfica”.

Por meio de exemplos de soluções ecológicas, econômicas e extra convenientes, utilizadas pelas gráficas líderes do mercado mundial de impressão, Marafiotti ressaltou o compromisso da ECO3 em temas ligados à sustentabilidade.

“Até por uma questão de respeito, cultura e tradição, a ECO3 desenvolve soluções sem abrir mão da responsabilidade ambiental e das regras que moldaram a empresa como referência em sustentabilidade. A fábrica em Suzano (SP) é um exemplo real do compromisso com o meio ambiente. A água usada na produção retorna limpa, os descartes são totalmente controlados e geram receitas positivas e todos os produtos e insumos que fornecemos carregam o DNA da responsabilidade ambiental e máxima qualidade. Não há outro caminho a ser percorrido! Ou aceitamos agora que devemos cuidar da sociedade ou não teremos outro planeta”, concluiu Marafiotti.