O EFI Connect 2018 levou aos milhares de usuários de soluções EFI de 23 países um vasto conhecimento sobre os softwares e equipamentos que possuem em suas empresas. Foram mais de 200 sessões técnicas, onde o profissional conheceu mais sobre as características dos produtos que já possui, e conheceu soluções que podem se somar com o que já tem, como módulos de software a um equipamento, além de receber em primeira mão informações sobre avanços e lançamentos da EFI.

A EFI destacou soluções que focam em redução de custos, aumento de produtividade e possibilidade de busca de novas oportunidades de mercado. Alguns produtos tiveram a sua estreia dentro da feira. Os especialista da EFI, Marc Olin - CFO, e Gaby Matsliach - gerente de área de software de produtividade, trataram do assunto em suas apresentações.

Marc Olin falou do ano positivo que foi 2017 para a EFI no que se refere a Fiery. A empresa adquiriu os negócios Xerox FreeFlow Print Server DFE e anunciou o Fiery DFE para as linhas Reggiani e Nozomi. A EFI vem trabalhando para um Fiery Driven unificado, para aumento de produtividade e eficiência, com a solução podendo ser usada para diferentes impressoras.

Outra novidade anunciada é o ecossistema têxtil digital da EFI, o Fiery Textile Bundle, que conta com o software de Design & Ecommerce, a pré-produção, prova & produção e pós-produção. Trata-se de uma única fonte para todo o processo de produção têxtil.

Equipamentos inkjet

O EFI Connect 2018 trouxe lançamentos para a área de impressoras inkjet. Uma delas foi a EFI Pro 16H, impressora híbrida entry-level. Outra novidade é a impressora true flatbed EFI Pro 24. As EFI VUTEk 3r e 5r também estavam em exposição e fizeram grande sucesso entre os clientes, com sua tecnologia LED rolo-a-rolo. A empresa anunciou também a EFI VUTEk HS135 Pro, que assim como a EFI Nozomi, podia ser vista através de óculos de realidade virtual.

Em soft signage, o destaque foi a impressora EFI VUTEk FabriVU 340i, que entrega baixo custo de entrada para aplicações de soft signage, setor que vem ganhando espaço no mercado, ao oferecer sublimação inline totalmente integrada sem comprometer velocidade ou qualidade.

Também foram abordadas as EFI VUTEk HS125 Pro e HS100 Pro Fast-4, modelos de impressão inkjet híbrido - mesa plana e rolo - que oferece modos rápidos de 4 cores escala de cinza, com velocidades de até 225 placas por hora.

Softwares

Gaby Matsliach foi o responsável por falar dos softwares e as novidades da EFI para este segmento. O executivo ressaltou que a indústria está em mudanças constantes, com altas expectativas do cliente em qualidade, novas possibilidades e preço. Isto trouxe uma mudança no mix de produtos e em sua complexidade.

Os projetos cada vez sob demanda necessitam de softwares com capacidades ampliadas. Neste ponto, Gaby reforça que a EFI objetiva que seus softwares abram aos seus clientes novos nichos e negócios, conduzam a diferenciação, gerem maior eficiência com automação e maximize o investimento existente. A EFI busca fornecer ferramentas para explorar opções de geração valor agregado.

Em 2017, relembra Gaby, a suíte de produtividade da EFI foi aprovada pelo setor, com novas capacidades para segmentos como corrugados, flexíveis e rótulos; houve um aumento crescente na adoção de soluções na nuvem e expansão do time de negócios da EFI para a realização de consultoria de negócios. Este foi o ano em que a EFI adquiriu o Escada software, para produção controlada de corrugado.

Entre as novidades citadas, estão a versão 6 da Suíte da EFI Entrerprise Comercial, Midmarket Print, Publication, Quick Print, Packaging e Corrugated Packaging para workflows avançados. O EFI Optitex 3D Design Illustrator recebeu um avanço; trata-se de um plug-in para a área fashion têxtil que dá aos designers a possibilidade de validar e customizar vestuários 3D no Adobe Illustrator.

A grande novidade foi a plataforma MarketDirect, direcionada para as empresas de impressão, agências, provedores de serviços de marketing, instituições educacionais e as corporações de pequeno e médio porte.

A potente plataforma de envolvimento do cliente do MarketDirect oferece aos usuários a capacidade de desenvolver, distribuir e acompanhar as comunicações do cliente para programas de fidelidade, ofertas, newsletters, pesquisas e comunicações com rapidez e facilidade.

O software inclui as tecnologias de vários canais/transmídia disponíveis na EFI, criando a bem-sucedida plataforma DirectSmile para oferecer aplicações de marketing transmídia abrangentes para geração de oportunidades, aquisição de novos clientes, prospecção e mais.

Corrugado

Para o corrugado, há agora com software e equipamento todo um ecossistema. A EFI ressaltou que está promovendo investimentos contínuos neste segmento para ajudar os clientes a buscarem a diversificação. Gaby explicou que, por se tratar de um processo complexo, o controle da produção do corrugado, com correção automática para produção contínua, é essencial.

A área de corrugados produzindo através de impressão inkjet é um dos grandes pontos de atenção atuais da EFI. Além de toda a suíte de software citada que agiliza todo o processo de workflow, reduzindo tempo e custo de produção, o lançamento da EFI Nozomi na drupa 2016 veio para transformar o mercado. Com cerca de 60 pedidos e cerca de 10 instalações, a EFI está precisando ampliar sua capacidade de produção de equipamentos para atender a todos os pedidos. No EFI Connect, uma série de caixas e outros produtos produzidos com o corrugado foram mostrados para reforçar a qualidade da impressão digital e suas capacidades como dados variáveis e produção sob demanda.