A qualidade é um dos maiores diferenciais da indústria de embalagens. Outros fatores também importam, é claro - eficiência de custos, sustentabilidade, prazos de entrega - mas se a embalagem falhar no teste de qualidade poderá prejudicar todo o lote, e o relacionamento com o cliente. Em alguns setores - produtos farmacêuticos, por exemplo - falhas na embalagem podem ter consequências ainda mais significativas.

Mas como os fabricantes podem manter o controle de qualidade em um ambiente cada vez mais competitivo, onde as margens estão sendo espremidas, e tiragens curtas em prazos curtos estão se tornando mais comuns? Nesse ambiente, a maioria das empresas não pode se dar ao luxo de manter um time grande de controle de qualidade, verificando cuidadosamente todo seu processo de embalagem. Agora o convertedor é responsável por fornecer embalagens completamente livres de falhas em prazos cada vez mais curtos.

"Conseguir embalagens com defeito zero é um objetivo fundamental de todos os nossos clientes", comenta Pierre Binggeli, Diretor de Marketing de Produtos – Dobradeira-coladeira – da BOBST. “Eles querem garantir uma produção com qualidade perfeita e detecção rápida de quaisquer erros na cadeia de produção. Eles precisam de um sistema no qual possam confiar para identificar problemas e eliminar causas de defeitos, levando à consistência em qualidade e à satisfação do cliente.”

A BOBST foi a primeira empresa a introduzir um sistema de controle de qualidade em linha totalmente integrado nas dobradeiras-coladeiras em 2011, com a primeira geração ACCUCHECK, proporcionando uma progressão contínua, sem necessidade de etapas adicionais de controle de qualidade no processo. Esta solução inspeciona os cartuchos abertos quanto a defeitos na entrada do processo na dobradeira-coladeira BOBST. Nos anos seguintes, o ACCUCHECK se tornou uma referência no setor e um item obrigatório para os clientes farmacêuticos da BOBST em particular.

"Tem sido um tremendo sucesso com nossos clientes no setor farmacêutico", disse Binggeli. "Para eles, proporciona enorme tranquilidade - produção com 100% de controle de qualidade, garantindo conformidade com os padrões da indústria, reduzindo o risco de devoluções e multas."

Combinando embalagem zero-defeito com alta velocidade: o novo ACCUCHECK

A BOBST agora desenvolveu uma versão evoluída de seu sistema de controle de qualidade. O novo ACCUCHECK é compatível com a última geração de máquinas MASTERFOLD 75/110 ou EXPERTFOLD 50/80/110. Ele verifica cuidadosamente se há defeitos nos cartuchos abertos e garante completamente a consistência da qualidade em velocidades de até 500 m/min ou 140.000 cartuchos por hora. Isso a torna a mais rápida máquina de controle de qualidade em linha e permite que ela funcione a toda velocidade com o ACCUBRAILLE. Este último, oferece aos convertedores gravação em Braille nos quatro painéis do cartucho, independente da direção da corrida.

Com base na experiência de 30 anos da tecnologia Registron da BOBST, o ACCUCHECK é uma solução altamente flexível, que permite aos usuários inspecionar diferentes áreas do cartucho de acordo com os critérios de qualidade do convertedor - ou de seus clientes – sendo fácil e rápido de operar. Ele permite o gerenciamento completo de PDF, com um pacote de funções PDF que consiste em verificação de conformidade e controle de referência, que são recursos vitais na indústria farmacêutica.

Outros novos recursos incluem a identificação inteligente de texto, guiada pelo algoritmo de aprendizado de máquina, além de um sistema de relatórios que pode ser adaptado aos objetivos de validação do cliente e está disponível através de um navegador de internet. O ACCUCHECK também é equipado com um dispositivo de remoção de poeira, que remove mais de 90% das partículas de poeira para evitar a detecção desnecessária de defeitos.

Inspeção abrangente das menores imperfeições

Os recursos de inspeção do ACCUCHECK são extremamente abrangentes e incluem medição precisa de cores e inspeção de texto, detectando defeitos de impressão, como falta de impressão, erros de texto, padrões de código e variações de cores. Também permite uma análise completa da integridade do substrato, evitando danos, poeira (com o dispositivo de remoção de poeira), óleo ou qualquer elemento externo dos cartuchos.

As variações de registro entre processos (impressão, corte e vinco, hot-stamping, relevo) são medidas com precisão, graças ao nosso sistema exclusivo de iluminação patenteado, e todos os processos de embelezamento, como hot-stamping, verniz e relevo, são cuidadosamente inspecionados. Ele inspeciona 100% dos cartuchos envernizados, metalizados e com relevo.

Cartuchos defeituosos - incluindo aqueles com respingos, manchas, arranhões ou riscos - são ejetadas automaticamente, com 100% de controle de qualidade da produção.

A dobradeira-coladeira também é fácil de usar. O novo ACCUCHECK está equipado com a HMI SPHERE, que fornece vários modos de operação para configurações personalizadas. Esse recurso está se tornando padrão nas novas máquinas da BOBST. Os parâmetros de inspeção podem ser salvos e recuperados, com pedidos de repetição definidos em segundos. Direitos de acesso podem ser definidos para diferentes usuários.

“A BOBST foi a primeira fabricante de dobradeiras-coladeiras a oferecer esse tipo de dispositivo de controle de qualidade. Com o novo ACCUCHECK, levamos o controle de qualidade automatizado a um novo patamar”, afirmou Binggeli. “Combinado com o ACCUBRAILLE, temos uma solução completamente integrada, única no setor. Até o momento, temos atendido principalmente aqueles que atendem a indústria farmacêutica - o gerenciamento completo de PDF, a inspeção de textos e os relatórios atendem perfeitamente esse setor. Mas o novo ACCUCHECK também pode ser configurado para se adequar a outros segmentos da indústria, com diferentes velocidades e necessidades de inspeção, que atenderão igualmente bem a indústria de alimentos, por exemplo.”

Portanto, a embalagem com defeito zero é definitivamente uma realidade - e está rapidamente se tornando uma referência em vários setores, à medida que a BOBST continua a inovar.