A Actega Metal Print GmbH anunciou que a Germark, uma das mais importantes gráficas de rótulos de alta qualidade em Espanha, instalou uma unidade de metalização EcoLeaf na sua instalação em Barcelona.

No âmbito do programa beta EcoLeaf, a Germark irá utilizar a tecnologia para produzir, pela primeira vez, rótulos metalizados de efeito decorativo e sustentáveis, para atrair o mercado europeu de bebidas – e a indústria que procura novas formas de conseguir a diferenciação do produto e de reduzir a respetiva pegada de carbono.

A unidade EcoLeaf foi instalada com êxito e em segurança numa impressora de flexografia OMET já existente, com 410 mm de largura – que se prevê que venha a aumentar as oportunidades de reforçar as ofertas de serviços da empresa. Estas incluem a capacidade de fornecer novos rótulos prateados metalizados para o mercado dos cosméticos, bem como as capacidades de sobreposição que aproveitam uma ampla gama de cores metálicas, incluindo o dourado, para um conjunto de outros mercados, onde se incluem as bebidas e os artigos de grande consumo.

Iban Cid, Presidente da Germark, comenta: “Março e abril foram meses em que batemos recordes na forma como ajudámos os supermercados a darem resposta à procura; mas, desde então, a pandemia tem exercido uma enorme pressão sobre a economia local espanhola e as nossas vendas internas. No entanto, graças às suas capacidades únicas e inovadoras, a EcoLeaf será uma ferramenta vital para nos ajudar a estar à altura deste desafio e aumentar o nosso negócio de exportação em mercados novos e anteriormente fora de alcance.”

“De forma mais generalizada, a inovação e a exportação sustentam a nossa visão empresarial mais ampla e o nosso plano estratégico, e a EcoLeaf enquadra-se perfeitamente em ambos,” continua Iban. “Em termos de inovação, a EcoLeaf permite-nos agora produzir rótulos sustentáveis de elevada qualidade, algo que todas as marcas procuram para atingirem os respetivos objetivos ambientais, e que irá reduzir significativamente, ou potencialmente eliminar, a metalização a quente e a frio dos nossos processos de produção no futuro.”

Atualmente, 50% da produção de rótulos da Germark destina-se ao setor da saúde e da beleza e 50% ao setor das bebidas. As aplicações normais incluem rótulos para shampoos impressos por flexografia na película, rótulos para perfumes produzidos através de uma mistura de técnicas de serigrafia e flexografia, bem como uma vasta gama de rótulos impressos com recurso a impressoras digitais.

Iban continua: “Muitas vezes descrevo nossos produtos como sendo o óleo essencial nos motores dos nossos clientes. Trabalhamos arduamente para garantir que os rótulos dos nossos clientes os representam da melhor forma possível e aumentam as vendas, que, por sua vez, incentivam a fidelização e as relações duradouras.”

Jan Franz Allerkamp, Diretor Executivo, ACTEGA Metal Print, comenta: “Em primeiro lugar, gostaria de expressar a minha mais sincera gratidão aos nossos parceiros em Espanha que conseguiram instalar em segurança a EcoLeaf no meio de uma enorme crise com significante barreiras às deslocações.”

“Em segundo lugar, é necessário mencionar que a Germark é uma excelente empresa, com a inovação a correr-lhe nas veias – tornando-a num candidato beta ideal para nós. Prevemos que a EcoLeaf venha a ser uma tecnologia marcante para eles e aguardamos ansiosamente a oportunidade de colaborar de perto com Iban e a sua equipe ao longo das próximas semanas e meses.”

Estabelecida em 1958, a Germark, com receitas de €14 milhões, emprega mais de 110 pessoas em três unidades comerciais principais – produção de rótulos, vendas de sistemas de rótulos e codificação. A produção de rótulos é responsável por mais de três quartos das receitas, com o fornecimento de rótulos de elevada qualidade aos mercados da saúde e da beleza em Espanha, bem como para exportação para 24 países.