A Grafitusa, de Vitória (ES), completou 100 anos em 2020 – e há uma década vem apostando na tecnologia da Konica Minolta em seu parque de impressão digital por meio da parceria com a Record Print, autorizada da empresa no Espírito Santo.

Fundada como uma tipografia pelo italiano Tullio Samorini, pintor que deixou a Itália para tentar uma nova vida no Brasil, a Grafitusa encontra-se, hoje, na quarta geração em sua administração. Ainda que sua produção seja 80% feita em offset, a impressão digital não é nova em seu parque produtivo; os primeiros investimentos aconteceram em 1994, e, desde 2010, a Konica Minolta é a plataforma tecnológica escolhida para os equipamentos.

A parceria está se renovando por meio de mais um investimento: o sistema integrado para impressão de envelopes, o primeiro instalado no Brasil, que irá funcionar juntamente com a impressora AccurioPress C6100.

“O formato banner nos permite atender, em baixas tiragens, a demanda de clientes por esse formato diferenciado. Já o acessório para impressão de envelopes, que será instalado em breve, visa suprir a lacuna que ficou quando vendemos uma offset ¼ de folha para investir na AccurioPress C6100. Com o sistema, poderemos imprimir não somente em formato envelope, como também agregar dados variáveis”, explica Romulo Samorini, presidente da Grafitusa.

“Vários fatores nos levaram a investir na tecnologia da Konica Minolta. A qualidade de impressão dos equipamentos foi uma delas, claro. Mas há outras: o atendimento próximo e o suporte prestado pela Record foram fundamentais. Além disso, toda importação de peças da Konica Minolta passa pelo porto de Vitória, ou seja, está muito próxima de nós”, diz Romulo.

Ele destaca também o papel da Record Print no processo. “Desde o início tivemos parceria com a Record. O Rogério Netto (diretor da Record Print) sempre foi um profissional muito próximo de nós e eles nos asseguram estoque de peças próximo. Isso é importante quando se fala em máquinas digitais que, normalmente, precisam de mais consumíveis e peças do que as offsets, por exemplo”, afirma.

Atualmente, além da AccurioPress C6100 (equipada com recurso para impressão em formato banner e, agora, também para impressão de envelopes), estão em funcionamento na Grafitusa um impressora colorida bizhub Press C1100 e duas impressoras P&B bizhub Press 1250P.

Entre os principais produtos impressos em tecnologia digital Konica Minolta estão itens promocionais, editoriais e impressos transacionais da Companhia de Energia Elétrica do Espírito Santo. “Fazemos a base pré-impressa em offset e rodamos todos os dados variáveis na Konica Minolta”, afirma Romulo.

“Quando decidimos atuar no Mercado Gráfico do Espírito Santo, sabíamos do grande desafio que teríamos pela frente. Por isso, a nossa estratégia foi baseada em dois pilares principais: o primeiro foi fazer a escolha certa do parceiro que iríamos representar, bem base naquele que tivesse a melhor estrutura de suporte para nos apoiar. A Konica Minolta, ao longo dos anos, nos provou que estávamos certos. O segundo pilar foi investir pesado na capacitação técnica e comercial de nossa equipe”, destaca Rogério Netto.

Sobre a relação comercial com a Grafitusa, Rogério pontua: “A Grafitusa é uma referência nesse mercado e, hoje, é muito gratificante para todos nós da Record Print poder dizer que participamos de alguma forma dessa história de 100 anos de sucesso”, acrescenta.