Pioneira e gigante global na indústria de impressão, a Heidelberg levará para a ExpoPrint & ConverFlexo Latin America 2026 a máxima automação, totalmente conectada com os conceitos de Indústria 4.0.

O amplo portfólio de soluções da Heidelberg está totalmente integrado e guiado por Inteligência Artificial e robotização - e você poderá ver tudo isso ao vivo no maior evento de impressão das Américas, feira realizada pela Afeigraf e que tem na Heidelberg parte de sua história.

Conversamos com Silvia Montes, Presidente da Heidelberg do Brasil, e Philipp Fries, Gerente de Produto Offset da Heidelberg do Brasil, para saber mais sobre as tecnologias, os projetos e o posicionamento da companhia no país. Confira:

 

Como a Heidelberg está posicionada no Brasil e qual a importância do mercado brasileiro para a empresa?

A Heidelberg é líder no mercado de impressão e embalagem fornecendo soluções inovadoras de tecnologia para o mercado gráfico, seu core business. Detêm tanto globalmente quanto localmente, uma participação de mercado superior a 60%. Isso mostra a credibilidade dos clientes em nossa companhia e torna o Brasil um mercado importante para a matriz. 

 

Qual a importância de uma feira como a ExpoPrint & ConverFlexo para a empresa?

A Heidelberg idealizou a feira ExpoPrint em 2004 e em 2006 viabilizou juntamente com 15 empresas do setor sua materialização. Desde então, todas suas edições foram marcos de inovação e tecnologia, permitindo o acesso dos convertedores às novas tendências de mercado e produção. Podemos dizer que o Brasil e a América Latina estão cada vez mais alinhados com as gráficas de países industrializados, graças a esse movimento de feiras internacionais sediadas localmente.


 


O quanto a impressão offset está hoje conectada com os conceitos de Indústria 4.0?

Completamente conectada. Não apenas com automações cada vez mais avançadas, mas com integração completa do parque gráfico guiadas por inteligência artificial e robotização. Na Heidelberg, temos uma série de soluções que corroboram com isso, com a inteligência artificial (PAT) que aprende com as máquinas conectadas em nuvem e enviam a solução em tempo real para o operador, por exemplo.

Temos o Heidelberg Customer Portal, que entrega informações sobre o desempenho do equipamento em tempo real, trazendo mais clareza e possibilitando mudanças de rotas mais rápidas e práticas no dia a dia. E tudo isso na palma da mão, ao alcance de um clique. A conectividade permite a gestão interativa do gráfico de qualquer local. O mais interessante disso tudo é que todas estas ferramentas estão em constante aprimoramento, o que possibilita ao empresário ter acesso a tecnologias de última geração de forma contínua e estar sempre à frente.

 

Quais soluções a Heidelberg possui para o mercado de impressão e conversão de embalagens e rótulos?

A Heidelberg possui um portfólio bem amplo para este mercado. Além dos equipamentos offset com suas conhecidas famílias Speedmaster XL e CX, temos ainda soluções para acabamento da MK Masterwork (easymatrix, promatrix), Kawahara, impressão flexográfica tradicional e digital com a Gallus, além de toda integração vai sistema Prinect com todos estes equipamentos.

 

A demanda ambiental é hoje uma obrigação das empresas. Como a Heidelberg se posiciona para ajudar seus clientes a oferecerem aplicações mais sustentáveis?

Frente a forte tendência do ESG e crescente demanda de embalagens de papel cartão em detrimento do plástico, a Heidelberg desenvolve produtos capazes de realizar aplicações de alto valor agregado alinhadas com a responsabilidade da sustentabilidade.

Seja em nossa linha de insumos (tintas e vernizes), que tem cada vez mais produtos a base de água para barreiras funcionais ou nas impressões de alto luxo, com nossa tecnologia de Cold Transfer em substituição ao metalizado, mostramos que estamos aptos a entregar qualidade, diferenciação e sustentabilidade lado a lado. 

E nosso compromisso vai além das aplicações, ela está no processo produtivo como um todo. Incorporamos equipamentos nesse olhar, prezando pela sua produtividade e em como minimizar desperdícios.

 

 

Por isso, há décadas a empresa lançou as bases para uma maior eficiência na produção com constante evolução através da modernização dos equipamentos. 

Entre os avanços, destacamos: 

  • O desenvolvimento de processos integrados e padronizados, garantindo mínimo desperdício e maior eficiência no processamento dos trabalhos, suportados pelo workflow Prinect, que evita retrabalhos e perdas. Através do uso da Inteligência Artificial se identifica erros de processo antes do início da produção, o que torna a experiência do usuário efetiva e assertiva na gestão de recursos, evitando desperdícios de qualquer natureza.
  • Superação da meta estabelecida pelo Protocolo de Kyoto de 1997, no que diz respeito à redução do consumo de energia em processos industriais. O acordo previa uma diminuição de pelo menos 20% até 2020, tendo como parâmetro o ano de 1990. Nesse intervalo, a companhia atingiu o dobro: 40%. Um exemplo é a comparação da Speedmaster CD 102-6+L de 1990 com a atual versão XL 106-6+L, que trouxe uma redução expressiva do consumo de energia: de 13,8 kWh para 8 kWh a cada 1.000 folhas impressas.

Philipp Fries, Gerente de Produto Offset da Heidelberg do Brasil, explica que a Heidelberg evolui por meio de inovações e otimizações, onde destaca: 

“O motor eletrônico senoidal sincronizado da família Speedmaster, controlado por radiofrequência, atinge eficiência energética de cerca de 95%. Esse índice representa 5% a mais do que em motores-padrão. Além disso, os módulos de algumas unidades oferecem a opção de recuperação de consumo. Isso permite que a energia gerada quando os motores são freados possa ter outras aplicações.”. Ele ressalta ainda características importantes da linha Speedmaster, como a melhoria significativa no fornecimento de ar, com impacto positivo no consumo de energia. “A eficiência saltou de 35% para 70%, comparativamente à versão anterior”

 

 

“Os novos modelos dos secadores Drystar Combination Eco são energeticamente eficientes, economizando até 30 por cento de energia graças à entrada de energia otimizada, recuperação de calor integrada e isolamento térmico. O alto nível de isolamento reduz o consumo de energia durante a secagem e minimiza a perda de calor. A sala de impressão aquece menos. Menos ar-condicionado é necessário. O local de trabalho se torna mais amigável ao usuário.”

O ciclo de inovação direcionado pela sustentabilidade é ininterrupto e acontece em todas as áreas de atuação da Heidelberg. Estar na liderança é entender a demanda do mercado e oferecer alternativas efetivas. Em nossa página global você poderá ver alguns marcos sobre sustentabilidade, desde 1972.

https://www.heidelberg.com/global/en/about_heidelberg/company/sustainability/environmental/milestones.jsp