Para celebrar os três anos da campanha Sou de Algodão, que visa valorizar a produção local, por meio do incentivo a produção de tecidos de fibra natural, a Epson em parceria com a ONG Sou de Algodão e a T&C estamparam 1.095 camisetas comemorativas. Os estilistas Angela Brito, Isaac Silva, João Pimenta e Reinaldo Lourenço criaram estampas exclusivas inspiradas na flor de algodão, que foram impressas utilizando a tecnologia da Epson.

A campanha deste ano é resultado de uma soma de forças: as camisetas foram costuradas pelo projeto Estamparia Social, que trabalha na capacitação e inserção da população egressa do sistema prisional na indústria têxtil, as estampas foram criadas por estilistas que estiveram no SPFW e a impressão das imagens foram feitas pela T&C com as impressoras da Epson.

Com forte atuação no setor têxtil, a Epson desenvolve tecnologias de impressão digital, que geram economia de energia e água e possibilitam imprimir pequenos lotes com custo reduzido, evitando o desperdício de matéria e reduzindo os impactos ambientais. A impressora utilizada na ativação é a Epson SureColor F2100, projetada exclusivamente para impressão direta em tecidos de algodão. Ela conta com cabeça de impressão com tecnologia PrecisionCore TFP, que garante o controle absoluto do processo de impressão, para resultados mais precisos, com imagens bem definidas. Este equipamento imprime, com alta velocidade, diretamente sobre tecidos e peças de algodão. A novidade é o novo líquido de pré-tratamento que possibilita que a impressão seja feita também em tecido de poliéster.

"A impressão digital rompeu as barreiras técnicas do mercado da moda. Esse tipo de tecnologia é capaz de reproduzir qualquer imagem nos tecidos, permitindo que designers e estilistas explorem ainda mais a sua criatividade para criar peças exclusivas e personalizadas", comenta Tolosa. Segundo o gerente, a impressão digital têxtil concilia três fatores primordiais para as indústrias: economia, rapidez e qualidade. "O processo de impressão não demora mais do que cinco minutos", explica Fábio.

"Participar do projeto Sou de Algodão no São Paulo Fashion Week foi de grande importância para T&C, principalmente pela oportunidade apoiar um projeto que valoriza a produção brasileira e poder dar vida a estampas criadas por grandes estilistas como: Reinaldo Lourenço, Ângela Brito, João Pimenta e Isaac Silva", afirma Emanuel Souza, gerente Comercial da T&C.

A parceria com a Sou de Algodão tem sinergia com a Epson tanto pela atuação no segmento têxtil como pelos valores de sustentabilidade. "Por meio do seu programa Epson Responsabilidade Social, apoiamos projetos que buscam promover o bem-estar das comunidades onde atuamos. O Sou de Algodão é um movimento que fortalece e une os principais agentes da cadeia produtiva em torno de um bem comum, promover a sustentabilidade e o consumo consciente na indústria local da moda", disse Fabio Tolosa, gerente de produtos da Epson.