Com suporte da Cearacom, especializada em outsourcing de soluções de impressão, e da OKI Data, marca com mais de 30 anos de experiência no mercado de impressão, o Laboratório Clementino Fraga (LFC) reduziu em 30% o consumo de energia e conseguiu dar destinação correta aos resíduos das máquinas.

As conquistas estão em linha com a rigorosa política de sustentabilidade do LCF e outras metas foram alcançadas a partir da gestão do parque de impressão do Laboratório, que possui 14 unidades no Ceará.

Com demanda de impressão de 120 mil páginas/mês, o laboratório tem extrema preocupação com a destinação correta dos materiais, como toners vazios, e suprimentos duráveis, como cilindros, esteiras e kits de manutenção. Além da preocupação ambiental, sabe que, com uma gestão eficaz do parque de impressão, oferece um atendimento mais ágil para seus clientes.

Pensando nisso, o laboratório contratou, em março de 2015, a Cearacom, que é “MPS Partner da OKI Data”, título conferido pela marca às empresas que fazem a gestão do parque de impressão, além da locação de equipamentos. A missão era dar a destinação correta aos resíduos e melhorar a gestão de impressão das análises.

A qualidade de impressão dos equipamentos OKI Data foram muito relevantes para o sucesso do projeto. O modelo escolhido pela Cearacom foi a Multifuncional Monocromática MB491, com tecnologia LED e que imprime até 47 páginas por minuto.

Ao trocar os equipamentos antigos por máquinas mais rápidas foi possível imprimir a mesma quantidade de análises com a metade do tempo. Essa medida gerou uma economia de 30% no consumo de energia de todas as unidades de atendimento do grupo LCF.

Com a gestão do parque de impressão do laboratório, é possível prever ocorrências e alertar o departamento de compras sobre a necessidade de novos toners, por exemplo. Para isso, a OKI Data ofereceu gratuitamente o software de gestão PrintSupervision. A ferramenta gerencia todos os equipamentos, permite uma gestão proativa e possibilita o controle dos trabalhos e a administração do tipo de impressão por usuário, reduzindo gastos.

Ao trocar os equipamentos para modelos OKI Data e contar com a gestão da Cearacom, o Laboratório Clementino Fraga tornou seus processos mais ágeis, melhorando a prestação de serviço para os clientes, e reduziu custos, ampliando a competitividade do negócio.