A Ibema apresenta ao mercado durante a ExpoPrint Latin America 2018 o primeiro papelcartão da América Latina com certificação HP Indigo: é o Ibema Digital, que traz maior desempenho e garante melhor performance na impressora.

Pioneira em passar pelos rígidos processos de aprovação da HP, com a novidade, a marca é a primeira dos países latino-americanos a apostar no mercado de impressão digital. “É uma conquista importante para nós porque confirma a qualidade do nosso material” afirma Fabiane Staschower, Executiva de Inovação de Embalagens da Ibema. Com o lançamento, a empresa amplia sua oferta de produtos para o mercado e passa a atender de forma ainda mais completa às necessidades de seus clientes.

“O programa de certificação de mídia da HP Indigo é fundamental para apoiar os clientes na seleção de substratos, a fim de aprimorar seu desempenho durante o processo de impressão. A novidade permitirá que os nossos consumidores, no Brasil, tenham acesso a um papel desenvolvido localmente, além de permitir que aumentem sua competitividade e, consequentemente, que nossos clientes cresçam e ampliem suas aplicações", afirma Laura Field, gerente global de cerificações em HP Indigo.

Fabiano Bissule, Gerente de Canal de Distribuição da Ibema, conta que a oportunidade de realizar o projeto com a HP começou com uma análise das oportunidades do segmento digital. “Já realizamos estudos de tendências há três anos e verificamos que existem grandes oportunidades, uma vez que nenhuma indústria nacional tem este produto”, relata o profissional, que afirma que a Ibema conta com o maior portfólio de papelcartão do Brasil.

Bissule explica ainda que, no país, são muitas as gráficas que possuem impressora digital, mas que ainda não a utilizam para a produção de embalagens por não encontrarem cartões aprovados para esse segmento no mercado brasileiro. “Os nossos produtos passaram por rigorosos testes de qualidade com a HP nos Estados Unidos”, orgulha-se.

Características

O Ibema Digital é sustentável: além de economizar tempo e mão de obra, o produto evita ainda desperdícios no corte, sendo de fácil estocagem e manuseio. Contando com sistema de proteção contra umidade e vincos, o papelcartão, que tem boa rentabilidade e maior valor agregado, permite o corte no sentido correto da fibra, alcançando aumento da produtividade.

João Carlos Ferreira Cassia, Diretor Comercial do Grupo CAC – que será o primeiro distribuidor a ofertar o Ibema Digital – conta que o lançamento vem em momento oportuno. “Quem precisava do papel digital vinha adaptando em casa outros produtos para esse fim, cortando o papelcartão de forma inadequada, o que compromete a vida útil da máquina”, explica. A garantia de fábrica é outra vantagem do Ibema Digital já que, quando o gráfico adquire produtos de outras linhas, perde a garantia no momento em que realiza o corte do mesmo.

A impressão digital é apontada como a grande tendência no mercado de embalagens. No entanto, pela falta de produtos aprovados, a única alternativa, até então, era a importação de papelcartão homologados para impressão digital. “Por isso, o Ibema Digital é a solução para uma demanda que só aumenta. Estamos apostando no crescimento deste nicho”, complementa Fabiane, que ressalta que o Ibema Digital permite a criação de produtos personalizados. “Com a oferta de um papelcartão com a qualidade Ibema, preparado e homologado no mercado digital, abrimos a oportunidade para que todas as gráficas digitais entrem no mercado de embalagem”, complementa Bissule.